Quando um estudante brasileiro tem baixo desempenho no ensino fundamental a tendência é que ele carregue este estigma e nem continue os estudos. Três em cada dez alunos que concluíram a 8.ª série, mas tiveram notas baixas, não chegam nem a se matricular no 1.º ano do ensino médio. Já os estudantes com melhores desempenhos têm 97% de chances de prosseguir os estudos. Em 2009, segundo o censo escolar do Ministério da Educação (MEC), dos 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos, apenas 50,9% estavam no ensino médio.
A conclusão é de uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Unibanco que relaciona o desempenho escolar no ensino fundamental brasileiro com o abandono escolar no ensino médio. A pesquisa usa dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). De acordo com Amaury Gremaud, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, esta é a única base de dados onde é possível identificar os estudantes e acompanhar a sua trajetória. "A Prova Brasil (exame da educação básica, aplicado pelo Ministério da Educação) não me dá esta possibilidade de identificação", diz.
A análise ainda mostra que quanto maior for o atraso escolar destes estudantes, menor será a possibilidade de eles ingressarem no ensino médio. Quando se consideram alunos com mais de um ano de atraso a probabilidade de não chegar ao ensino médio é de 65%. "Percebe-se que estar em idade diferente da esperada afeta muito fortemente a chegada ao ensino médio", afirma Gremaud.
Abandono
Uma outra pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Unibanco mostra que a aprovação perdeu a importância na decisão de se continuar ou não os estudos. O estudo foi feito por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Empregos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos anos de 2008 e 2009, de seis regiões metropolitana do país. Dos estudantes não aprovados no 1.º ano do ensino médio, 94% continuaram os estudos no ano seguinte, contra 97% dos que foram aprovados. Em 1984, um em cada cinco alunos não aprovados no 1.º ano não continuava os estudos.
"Porém os estudantes estão ficando mais tempo no ensino médio e 9 em cada 100 deles passam pelo menos um ano fora da escola", ressalta um dos pesquisadores responsáveis pelos estudos, André Portela. Outro dado que a pesquisa revela é que apenas 47% dos alunos que ingressam no ensino médio em idade correta concluem esta etapa de ensino e que o mercado de trabalho deixou de ser fator preponderante para o abandono escolar.
A repórter viajou a convite do Instituto Unibanco.