• Carregando...

O Paraná é o terceiro estado (em números absolutos) onde mais bolsas do ProUni foram concedidas – 67.683. O estado perde apenas para São Paulo e Minas Gerais. A taxa de desligamentos no estado também é alta: fica na casa de um quarto, o que corresponde a 16.841 estudantes desistentes. Entre as instituições que ofertam bolsas do programa, a taxa apontada é menor em pelo menos duas delas que apresentaram dados: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Na UTP, dos quase 9 mil alunos, 1,4 mil são bolsistas do Pro­Uni. Sérgio Antonio Kar­pinski, coordenador do programa na instituição, diz que a evasão – a desistência do curso – apresenta uma taxa baixa, geralmente justificada pela falta de identificação com a área. O que ocorre com maior fre­­quên­cia é a troca de curso e instituição. "Ao final do primeiro período do aluno, aproximadamente 7% dos nossos bolsistas saem da universidade."

No ano passado, na PUCPR a taxa de evasão entre bolsistas do ProUni ficou em 3,5% entre os 3.351 bolsistas (2.493 com benefício integral). A incidência se concentrou basicamente nas bolsas parciais (3%) e não ficou muito distante dos porcentuais observados em 2009 (3,1% dos 2.730 bolsistas) e 2008 (3,3% entre 2.317 alunos). As justificativas mais comuns entre os desistentes são problemas para se manter longe da família (estudantes do interior), dificuldade para se adaptar e baixo aproveitamento acadêmico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]