• Carregando...
O reitor Zaki Akel Sobrinho durante a coletiva sobre a primeira fase da UFPR | Tatiana Duarte/Gazeta do Povo
O reitor Zaki Akel Sobrinho durante a coletiva sobre a primeira fase da UFPR| Foto: Tatiana Duarte/Gazeta do Povo

Dos 43.839 inscritos no vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 3.764 deixaram de fazer a prova da primeira fase neste domingo, 14 de novembro, um índice de abstenção de 8,6%.

Segundo o reitor, Zaki Akel Sobrinho, o número é menor que o do ano passado, quando mais de 4,2 mil estudantes faltaram às provas. Além disso, ele informou, durante a coletiva realizada na tarde deste domingo, que a instituição é a que tem o maior número de inscritos em processo seletivos no sul do país.

Incidente

De acordo com a organização da prova, um único incidente foi registrado nesta tarde de provas. Um candidato que faria prova no câmpus da Uniandrade foi eliminado por portar arma de fogo. Ele, que não teve seu nome divulgado, recusou-se a deixar a arma com os fiscais e acabou sendo desclassificado.

O reitor disse que é comum candidatos que já são policiais militares irem para a prova portando armas. Por esse motivo, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que recebe os candidatos às vagas do Curso de Formação de Oficiais, há um local especialmente preparado para que as armas sejam guardadas durante o exame.

Veja a entrevista do reitor:

Enem

Os candidatos concorrem 5.540 vagas em 95 opções de curso. Neste ano, a UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do ensino Médio (Enem). Além disso, o Enem terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular. Mesmo com os problemas encontrados no exame, a Federal disse que pretende manter o uso do exame em seu processo seletivo.

Quanto à possível data de uma nova prova do Enem para os candidatos que tiveram problemas com o caderno amarelo, no dia 4 de dezembro, o reitor afirmou que é preciso esperar uma definição, mas que isso não impediria a realização normal da segunda fase da UFPR, marcada para 5 e 6 de dezembro, nem alteraria o calendário da instituição, que pretende divulgar o resultado final até o dia 21 de janeiro de 2011.

Gabarito e resultado

O gabarito provisório da primeira fase será divulgado ainda hoje, às 21 horas, tanto no site da instituição quanto no do Vestibular da Gazeta do Povo. O resultado da primeira fase sai no dia 25 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]