• Carregando...
Veja um exemplo de como as imagens podem aparecer na sua prova |
Veja um exemplo de como as imagens podem aparecer na sua prova| Foto:

Na mídia

Uma dica importante é ler revistas e jornais, que diariamente trazem questões estatísticas. "A possibilidade de alguns assuntos recentes como as eleições ou o censo do IBGE serem explorados nas provas é grande", alerta o professor Luiz Carlos de Domenico.

Na biblioteca

Para conhecer um pouco da história da Estatística uma boa dica é o livro Uma senhora toma chá, de David Salsburg. É uma leitura leve e agradável, recheada de curiosidades matemáticas.

  • Identificar qual o tipo de representação utilizada é fundamental. Veja os exemplos

Dados estatísticos estão mais presentes em nosso cotidiano do que imaginamos. O desempenho de um time de futebol no campeonato, dados sobre a economia, informações demográficas e pesquisas eleitorais costumam aparecer na mídia ilustradas em gráficos e tabelas. Esta é a estatística descritiva, que utiliza números para descrever fatos. Compreende a coleta, a organização, o resumo e a simplificação de informações que podem ser muito complexas. Segundo o professor de Ma­­temática do curso Acesso Gilmar Bornatto é comum que a Universi­dade Federal do Paraná (UFPR) e principalmente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tragam nos problemas reportagens que envolvam estatísticas. "As questões apresentam uma pesquisa pronta e o gráfico correspondente aos resultados. As perguntas exploram as razões, proporções e cálculos de porcentagem e o aluno precisa saber interpretar os dados", afirma.

E não é só na prova de Mate­mática que estas imagens aparecem. Elas podem dar o ar de sua graça também em outras disciplinas e, principalmente, na redação. O primeiro passo para a interpretação dos dados de um gráfico é identificar qual o tipo de representação utilizada naquela pesquisa. "Dependendo da informação que você quer mostrar um gráfico é mais indicado que outro. Esta identificação é o início para aplicar os conceitos de razão e proporção e aplicar as fórmulas aos dados apresentados", aponta Gilmar.

Depois da interpretação inicial o alu­­­no precisa retirar do gráfico os dados numéricos apresentados e realizar o que o enunciado pede. "Nesse tipo de questão normalmente não é necessário fazer cálculos muito complicados, mas é preciso tomar cuidado com os dados do gráfico e também saber quais fórmulas deverão ser aplicadas na resolução", afirma Luiz Carlos de Domenico, professor de Matemática do curso Expoente. Segundo ele, os principais cálculos solicitados são os de média aritmética, desvio-padrão e variância. Mas os cálculos de razão, proporção e porcentagem também são bastante comuns, e podem ser resolvidos com uma regra de três simples.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]