• Carregando...

A segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo (9), com a prova de português e redação, e vai até terça-feira (11). Segundo professores de cursinho, esta sexta-feira (7) deve ser o último dia para o aluno estudar, tirar dúvidas e rever conteúdo. No sábado (8), é importante fazer programas que possam descontrair e aproveitar para conhecer o local da prova. E no domingo, chegar com antecedência. Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h, horário de início da prova.Mais de 38 mil estudantes estarão envolvidos na disputa por vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Santa Casa.

Para a coordenadora geral do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, o estudante deve procurar tirar dúvidas. "Se o aluno está com alguma coisa na cabeça, vale a pena perguntar para um professor. Ainda dá tempo para tirar dúvidas", afirmou.

O coordenador geral do Curso e Colégio Etapa, Edmilson Motta, lembrou que, diferente dos anos anteriores, neste ano, a segunda fase não ocorre no primeiro dia útil de janeiro. "Há uma situação especial de calendário, então é preciso aproveitar o tempo. Parar significa perder o ritmo."Segundo Vera, uma das piores coisas que podem acontecer no vestibular é o estudante chegar inseguro. "Tem aluno que aprende na última hora e tem bastante aluno estudando ainda. Dá para fazer mais exercícios", disse.

Motta diz que nesta reta final qualquer ponto é muito valioso e estudar bastante pode ser decisivo. Segundo ele, os estudantes ainda podem desenvolver os exames anteriores, como treino. "É comum o aluno ler a prova, achar que sabe fazer e se contentar. Só que na prova escrita vai ser avaliado todo o desenvolvimento. A elaboração de uma resposta mais cuidadosa é o que vai fazer o estudante passar."Já sábado é hora de esquecer as apostilas, de acordo com Vera. "É hora de relaxar, de pensar em você, ir ao teatro, ao cinema, andar no shopping, mas não dá para passar a noite em claro. Ficar cansado", afirmou.

Outra dica importante para esta sexta-feira e sábado é evitar programas perigosos e não andar com documento original com foto, que será necessário no dia da prova.

O coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, também defende que o candidato estude até esta sexta-feira. "Depois, nada de passar a madrugada em claro", disse. Para o sábado, o professor recomenda que o estudante aproveite a tarde para visitar o local de prova e calcular o tempo que leva para fazer o trajeto.

Uma boa refeição, com alimentos saudáveis também é dica dos professores. "Tem de fazer uma alimentação leve. Nada extravagante. Já vi aluno quebrando o braço na véspera do vestibular. Tem que fazer programas light, tranquilos", disse Vera.

No domingo, Nascimento diz que o estudante deve tomar café da manhã cedo e almoçar por volta das 11h. Depois, deve seguir para o local de prova para chegar por volta do meio-dia.

A família pode contribuir, de acordo Vera. "Tem que ter compreensão, apoiar, levar um suco, bater papo, distrair."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]