• Carregando...

Detalhes

Saiba a distribuição das vagas do Sisu no Paraná e o cronograma do processo:

CRONOGRAMA

Inscrições – 16 a 18 de janeiro.

1ª Chamada – 22 de janeiro, com matrícula de 25 a 27.

2ª Chamada – 1º de fevereiro, com matrícula nos dias 3 e 4.

3ª Chamada – 10 de fevereiro, com matrícula de 11 a 14.

Lista de Espera – declaração de interesse de 11 a 15 de fevereiro.

UFPR

A UFPR oferece 524 vagas – 308 de concorrência geral, 108 para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas e 108 para candidatos negros. Quem já tem curso superior não pode se candidatar às vagas especiais.

UTFPR

Estarão disponíveis 3.150 vagas em 82 cursos de 12 cidades do Paraná. Metade das vagas de cada curso será destinada a alunos de escolas públicas. Não há cota racial. Ao todo, estão previstas até 15 chamadas.

Ponta Grossa - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Minis­­tério da Educação (MEC), abrem no próximo dia 16. No Paraná, os estudantes terão 3.674 vagas distribuídas em 167 cursos de ensino superior, sendo 524 vagas em 85 cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e 3.150 vagas em 82 cursos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em todo o Brasil estarão disponíveis 83 mil vagas em 83 instituições, um aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010.

Na UFPR estão excluídos do Sisu os cursos com processo seletivo de características especiais, como Arquitetura e Urbanismo, Design, Música, Estatística, Mate­­mática e Matemática Industrial, conforme resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), do MEC. Já na UTFPR, todos os cursos estão disponíveis para acesso por meio do Sisu.

Os candidatos poderão se inscrever no portal do MEC (www.mec.gov.br) em até duas opções de cursos, em ordem de preferência, informando seu número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Depois disso, o Sisu selecionará os candidatos melhor classificados conforme a nota do Enem. O sistema ficará disponível aos candidatos, entre os dias 16 e 18 de janeiro, das 6 horas às 23h59.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite a classificação nas duas opções, ele será selecionado apenas naquela que foi sua primeira opção.

Durante o período de inscrições é possível mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao final de cada dia. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecerão no sistema e poderão ser aprovados em chamadas subsequentes, sem fazer nova inscrição.

Após as três chamadas, o candidato ainda não selecionado pode optar por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema, ainda com base nas notas do Enem.

Serviço:

Mais informações e dúvidas sobre o Sisu podem ser esclarecidas no Portal do MEC (www.mec.gov.br), pela Central de Atendimento do MEC (0800 616 161) ou pelo e-mail contatosisu@mec.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]