• Carregando...

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, explicou nesta sexta-feira (20), durante a 8ª Feira de Cursos e Profissões da instituição, como será o processo seletivo dos candidatos ao vestibular 2010/2011. Neste ano, cerca de 10% das vagas de cada curso da UFPR serão preenchidas pelo Sisu, sistema eletrônico do Ministério da Educação que seleciona os estudantes pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Acompanhe tudo o que rola na Feira no Blog Língua Solta.

As vagas restantes serão ocupadas pelo vestibular tradicional, que continuará sendo feito em duas etapas. "Nas provas do vestibular não há novidades. Ele continuará tendo duas fases, fórmula que vem dando certo nos últimos anos", afirmou o reitor.

Mesmo quem fizer apenas o vestibular tradicional terá de participar do Enem. Assim como no ano passado, a pontuação no exame terá peso de 10% na nota final dos candidatos. O Enem não é obrigatório, mas quem não fizer o exame entrará automaticamente na disputa com apenas 90% do total de pontos possíveis.

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyde, a universidade aceitará apenas a nota do Enem 2010, marcado para os dias 6 e 7 de novembro. "Valerá apenas a nota deste ano, porque no ano passado não foi feita prova de língua estrangeira", disse. Em 2010, pela primeira vez, o Enem contará com questões de inglês ou espanhol, dependendo da opção feita pelo estudante.

O coordenador do Núcleo de Concursos explicou ainda que a nota da redação do Enem não será levada em consideração para as vagas preenchidas pelo vestibular. Ele disse que a pontuação no Enem também valerá para os candidatos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, que são selecionados pelo vestibular.

De acordo com o reitor da UFPR, a universidade não planeja substituir completamente o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio. "Vamos aumentar gradualmente as vagas destinadas ao Sisu, mas mantendo o vestibular próprio. A UFPR foi criada para servir à população do Paraná e essa é uma forma de continuar com o foco nesse público", afirmou Akel.

Ainda segundo Akel, em caso de dupla aprovação, pelo vestibular e pelo Sisu, em cursos diferentes, o estudante ficará com a vaga conquistada pelo sistema eletrônico do governo. "A vaga do vestibular será liberada para os candidatos da lista de espera", disse.

Feira

A Feira de Cursos e Profissões vai até domingo, dia 22, e é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer as mais de 90 opções de cursos ofertadas pela instituição. Saiba mais sobre o evento e acesse a programação clicando aqui.

Serviço:8ª UFPR Cursos e Profissões: uma feira de ideias para o seu futuro. Entrada gratuita.Data: 20 a 22 de agosto (sexta a domingo).Horário: das 8 às 18 horas.Local: câmpus Jardim Botânico (Av. Professor Lothário Meissner, 632. Curitiba).Tour Guiado: as visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência pelo (41) 3360-5128 ou pelo e-mail garbelotti.ray@gmail.com Informações: www.feiradecursos.ufpr.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]