• Carregando...
 |
| Foto:

***** INTERATIVIDADE Dê a sua opinião

O que você acha do sistema duplo de cotas adotado pela UFPR? Deixe seu comentário abaixo.

Seminário

Nos dias 18 e 19 de junho, a UFPR promove o Seminário de Avaliação das Políticas Afirmativas para discutir cotas de acesso e políticas de inclusão social. O evento contará com a participação de especialistas e alunos cotistas em mesas-redondas e oficinas. A abertura do seminário será às 14 horas da próxima terça-feira, na Sala Homero de Barros, no 1º andar do edifício Dom Pedro I. As inscrições para o evento e para as oficinas são limitadas. Mais informações no site www.ufpr.br.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou nesta sexta-feira (14), pela primeira vez, como será o sistema de cotas usado no próximo vestibular da instituição. Como nos anos anteriores, 40% das vagas serão reservadas a cotistas e o restante irá para a concorrência geral. O que muda é o porcentual destinado aos dois sistemas de inclusão adotados pela universidade: 25% seguirão as regras da Lei das Cotas e 15% serão regidos por uma resolução interna.

Sancionada em agosto de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 12.711 exige que, neste ano, as universidades federais destinem pelo menos 25% de suas vagas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Esse total é repartido entre os candidatos conforme critérios referentes à renda familiar e à raça. Até 2016, metade das vagas ofertadas pelas instituições deverá ser preenchida por esse sistema.

Além disso, desde 2004, a UFPR segue a Resolução 1.707, que destina 40% das vagas a cotistas sociais e raciais. Diante das exigências da lei federal, os 15% restantes respeitarão a normativa interna, ou seja, metade dessas vagas será destinada a alunos que estudaram todo o ensino fundamental e médio em escola pública e a outra metade a pretos e pardos.

"Como não tivemos nenhuma manifestação do Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão], mantivemos os dois sistemas. Para o ano que vem, é muito provável que os 40% sigam a lei federal", afirma o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde.

Inscrições

De acordo com Heyde, o edital do próximo vestibular da UFPR deve ser lançado depois de 20 de julho e as inscrições ocorrerão entre agosto e setembro. Desta vez, os candidatos interessados a concorrer a algum sistema de cotas deverão especificar a sua opção já no ato da inscrição. Os vestibulandos poderão escolher entre a concorrência geral, a Lei das Cotas e o sistema de inclusão próprio da Federal.

Não tem como prever qual a alternativa mais vantajosa – e com maior chance de aprovação – para cada candidato. No entanto, quem opta pela lei federal e não conquista uma vaga reservada volta para a concorrência geral. No sistema interno da UFPR, candidatos a cotas não aprovados têm chance de garantir uma vaga nas chamadas complementares, em que todos os alunos disputam igualmente.

A data da primeira fase do vestibular está definida para o dia 3 de novembro. O calendário da segunda fase ainda não está certo, mas, provavelmente, as provas serão aplicadas em 1.º e 2 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]