• Carregando...
Confira o edital com as regras da UFPR para o Sisu | pdf
Confira o edital com as regras da UFPR para o Sisu| Foto: pdf

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou na manhã desta quinta-feira (6) o edital com as regras para o preenchimento das vagas oferecidas pela instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec), que classifica os estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento traz diversas informações sobre o processo de inscrição no sistema, as regras da matrícula na universidade e a documentação necessária, além das datas para cada uma das três chamadas previstas.

A instituição oferece no Sisu 524 vagas, cerca de 10% das do total, em 85 dos 95 cursos da universidade. Ficam de fora graduações com processo seletivos com características especiais, como Arquitetura e Urbanismo, Design, Música, Estatística, Matemática e Matemática Industrial.

Os cotistas raciais e sociais terão direito a 216 das vagas (108 para cada grupo), o equivalente a 20%. Após a aprovação, o candidato inscrito como cotista racial deverá passar por uma Banca de Validação e o cotistas sociais devem comprovar por meio de documentação que estudaram por todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. O número de vagas para cada concorrência está disponível no Termo de Adesão da UFPR ao Sisu, disponível no site do Núcleo de Concursos, ou no site do sistema.

As inscrições para o sistema serão feitas pelo site do Sisu e vão do dia 16 até 18 de janeiro. A lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. Em todo o país, serão ofertadas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, 4 mil só no Paraná – além da UFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) utilizam o sistema. Podem concorrer estudantes que tenham realizado o Enem 2010.

Segunda chance

Este ano, a data de inscrição no Sisu será posterior à divulgação da lista de aprovados no vestibular da UFPR. Portanto, os alunos não aprovados ganham uma segunda chance de entrar na instituição. Até mesmo os que passaram na UFPR podem concorrer em outro curso. Segundo o edital, se aprovado também pelo Sisu, o candidato deverá optar por um dos cursos e realizar o Registro Acadêmico na data estipulada.

Como funciona

Quando se inscreve no Sisu, o estudante pode optar por dois cursos, um deles sinalizado como primeira opção. Durante o período de inscrição as opções podem ser alteradas, com base na nota de mínima necessária para a aprovação nos cursos, que é divulgada no final de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

Quando o candidato é aprovado na primeira opção, tem o nome retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Se for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos, pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]