• Carregando...

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicou neste domingo (3) a primeira prova da segunda fase do vestibular do meio do ano. O exame reuniu 12 questões de ciências humanas (elementos de história, geografia e filosofia) e 12 de ciências da natureza e matemática (elementos de biologia, física, química e matemática). Professores dos cursinhos Etapa e Objetivo fizeram a correção da prova.

Confira aqui a correção do Objetivo

Comentários dos professores

Sobre as questões de Ciências Humanas, os professores do Sistema Etapa afirmaram que houve priorização na abordagem de temas atuais, como as tragédias naturais que atingiram o Japão, além do conflito árabe. "Mas foi uma pena não ter caído nada sobre o Brasil na parte de Geografia", disse Omar Fadil, responsável pela área. A exceção da facilidade foi em Filosofia, considerada de alta complexidade.

Quanto às provas de Ciências Naturais e Matemática, as questões não apresentaram problemas e foram exigentes, mas de acordo com o tempo disponível. "Em Matemática, foram três perguntas de média complexidade que abordaram fatoração, divisão dos quadrados e geometria", disse Marcelo Carvalho, professor do Etapa.

A coordenadora do grupo Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, elogiou a parte gráfica do vestibular da Unesp e disse que as questões foram bem originais. "Houve uma boa contextualização na parte de humanas e os nossos professores consideraram que a prova com Matemática, Química, Física e Biologia estava fácil para aqueles alunos relativamente preparados", disse.

Abstenção

De acordo com a Fundação Vunesp, responsável pela organização da prova, houve 8,9% de abstenção no primeiro dia de exame. Dos 4.162 convocados, 371 candidatos não compareceram.

Segunda-feira

O vestibular continua nesta segunda-feira (4), das 14h às 18h30, com o exame que reúne 12 perguntas de linguagens e códigos (elementos de língua portuguesa, língua inglesa, literatura, arte e educação física), além de uma redação. Todas as questões e a redação serão em gênero dissertativo.

Para composição da nota final, cada questão da segunda fase valerá dois pontos, no máximo, e a redação será avaliada na escala de zero a 28 pontos. A nota final será a média da pontuação das duas fases.

Os estudantes devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência, portando cédula de identidade original, lápis preto número dois, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e régua transparente. Durante as provas, não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, bem como protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

São oferecidas 510 vagas para as unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro e Sorocaba. Além das cidades onde há oferta de vagas, os exames também serão realizados em Campinas, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo. O resultado final será divulgado em 20 de julho, nos sites da Unesp e da Vunesp.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-6300 e (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 20h ou nos sites www.unesp.br e www.vunesp.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]