072448

Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Política
  3. República
  4. Eleições 2018
  5. Bolsonaro sobe 6 pontos e vira líder entre mulheres no fim de semana do #EleNão

ibope

Bolsonaro sobe 6 pontos e vira líder entre mulheres no fim de semana do #EleNão

Pesquisa releva que o candidato do PSL passou de 18% para 24% das intenções de voto entre o eleitorado feminino, ultrapassando Fernando Haddad (PT)

  • Da Redação, com Estadão Conteúdo
 | Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Lineu Filho/Tribuna do Paraná
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Além de o candidato Jair Bolsonaro (PSL) ter crescido quatro pontos nas intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial*, ele melhorou o seu desempenho entre o eleitorado feminino e mais pobre e aumentou o índice de eleitores que se dizem convictos. Os números fazem parte da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na segunda-feira (1º).

Segundo a pesquisa, 59% dos eleitores do presidenciável dizem que não mudarão sua intenção de voto de jeito nenhum. Na pesquisa divulgada no último dia 26**, esse percentual era de 55%.

LEIA TAMBÉM: Em vídeo ao lado do filho, Bolsonaro pede apoio para ‘quebrar a máquina do PT’

O eleitorado de Fernando Haddad (PT) continua sendo o segundo mais convicto, com 49% dos eleitores declarando que a decisão de votar no petista é firme – o mesmo índice do levantamento anterior. A convicção do eleitorado Geraldo Alckmin (PSDB) também cresceu, indo de 26% para 29%.

Entre os eleitores do candidato Ciro Gomes (PDT), porém, a convicção caiu, de 31% para 27%. Já entre os entrevistados que declaram voto em Marina Silva (Rede), 23% dos eleitores afirmam que não mudarão sua decisão. O índice era de 22% na semana anterior.

Bolsonaro cresce entre mulheres, mesmo com manifestação

Além de ter o eleitor mais convicto, Bolsonaro passou a liderar entre as mulheres. O candidato alcançou 24% das intenções de voto entre pessoas do sexo feminino e ultrapassou Haddad, que ficou no segundo lugar com 20%. Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 18% e Haddad, 21%.

O crescimento de seis pontos percentuais do candidato do PSL entre mulheres se deu justamente no fim semana de manifestações pelo país. Milhares de mulheres foram às ruas no sábado (29) protestar contra Bolsonaro no movimento conhecido como “#EleNão”. A pesquisa Ibope foi realizada no sábado e no domingo (30). No domingo, foi a vez de eleitores de Bolsonaro irem para a rua manifestar apoio ao candidato.

Também cresceu entre os mais pobres

Já entre quem recebe até um salário mínimo, Bolsonaro também cresceu seis pontos percentuais. Ele passou de 13% das intenções de voto nesse segmento para 19%. Ainda assim, permanece atrás de Haddad, que lidera entre os mais pobres com 26%. No levantamento anterior, Haddad tinha 28%.

LEIA MAIS: Qual o efeito das acusações de Palocci na campanha de Haddad?

Com isso, Bolsonaro passou a liderar em todos os seguimentos da pesquisa, com exceção entre quem recebe até um salário mínimo, quem tem até a 4.ª série do ensino fundamental e quem tem outras cores de raça que não branca, preta e parda. Nas regiões do país, o capitão da reservar só perde no Nordeste. Em todos esses casos, o petista lidera.

Metodologias

*O Ibope divulgado em 1.º de outubro foi a campo no sábado (29) e no domingo (30) e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro estimada da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, tendo sido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR08650/2018.

**O Ibope divulgado em 26 de setembro foi realizado de 22 a 24 de setembro com 2.000 entrevistados (Brasil). Contratada por: Confederação Nacional da Indústria. Registro no TSE: BR-04669/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalismo da Gazeta depende do seu apoio.    

Por apenas R$ 0,99 no 1º mês você tem
  • Acesso ilimitado
  • Notificações das principais notícias
  • Newsletter com os fatos e análises
  • O melhor time de colunistas do Brasil
  • Vídeos, infográficos e podcasts.
Já é assinante? Clique aqui.
>