Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Eleições 2018

Dilma herda votos de Lula e brigaria para ir ao segundo turno, mostra pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra a ex-presidente Dilma em segundo lugar na corrida presidencial, empatada tecnicamente com Marina Silva

  • Guido Orgis
 | EVARISTO SA/AFP
EVARISTO SA/AFP
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Se o ex-presidente Lula (PT) ficar impedido de concorrer nas eleições 2018, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) seria a principal herdeira de seus votos. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 28,3% dos eleitores de Lula dizem que Dilma seria a candidata com mais chances de receber seu voto.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

INFOGRÁFICO: Veja o desempenho de Dilma Rousseff na pesquisa

O segundo principal herdeiro dos votos de Lula seria Ciro Gomes (PDT), com 19,2%. Também apareceram na pesquisa os nomes do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com 10,2%, e os petistas Jaques Wagner (6,7%), Fernando Haddad (5,6%) e Gleisi Hoffmann (5%).

O ex-presidente Lula corre o risco de não poder se candidatar em 2018 caso seja condenado em segunda instância na ação em que é acusado de ter recebido um tríplex no Guarujá como propina da construtora OAS. Ele foi condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro e, segundo a Lei da Ficha Limpa, não poderá concorrer se a decisão for confirmada em janeiro pelo TRF-4.

A força eleitoral de Dilma foi confirmada em um dos cenários sem Lula traçados pelo Paraná Pesquisas. A ex-presidente aparece em segundo, com 13,4% das intenções de voto, atrás de Bolsonaro (22,8%) e empatada tecnicamente com Marina Silva (12,2%).

Dilma sofreu um processo de impeachment em 2016 e desde então aparece esporadicamente em eventos do PT. Ela vive atualmente em Porto Alegre (RS) e recentemente foi preterida na formação da chapa majoritária do PT gaúcho para as eleições estaduais de 2018.

Segundo o Paraná Pesquisas, Dilma lidera as intenções de voto no Nordeste, onde tem 21% das intenções de voto, contra 15,1% de Bolsonaro. Seu pior desempenho é no Norte e Centro-Oeste, onde marca 8,9% das intenções, contra 31,1% de Bolsonaro.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE