012626

Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Política
  3. Paraná
  4. Eleições 2018
  5. Indecisos desafiam novo desenho da bancada do Paraná no Senado

Eleições 2018

Indecisos desafiam novo desenho da bancada do Paraná no Senado

Além dos indefinidos, 30% das menções são para votos em branco ou nulo para o segundo candidato

  • Angieli Maros
Mais dúvidas do que certezas  na escolha de dois ocupantes das vagas do Paraná no Senado. | Edilson Rodrigues/Agência Senado
Mais dúvidas do que certezas na escolha de dois ocupantes das vagas do Paraná no Senado. Edilson Rodrigues/Agência Senado
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Ainda é nebulosa a nova composição da bancada paranaense no Senado, de acordo com pesquisa Ibope* divulgada nesta terça-feira (4). Enquanto Roberto Requião (MDB) lidera com 43% da preferência na soma das intenções para as duas vagas, 31% do eleitorado ainda não tem ideia em que vai votar para representar o estado na Câmara Alta do Congresso.

O cenário coloca numa situação nada confortável o ex-governador Beto Richa (PSDB). Apesar de ser o segundo candidato mais bem colocado, a soma das menções ao nome dele chega a 28%, o que é menor do que a fatia do eleitorado indecisa até esse momento. A questão é que muitos dos votos “em cima do muro” podem cair para o lado oposto ao tucano, abrindo espaço para outros nomes registrados na disputa.

CONFIRA TAMBÉM: Veja o patrimônio dos candidatos ao Senado

Com taxa de confiança de 95%, a pesquisa aponta em terceiro lugar o nome do ex-senador Flavio Arns (Rede). Vice-governador e secretário no primeiro mandato de Richa no Palácio Iguaçu, ele tem 17% das intenções. Em seguida, aparecem Alex Canziani (PTB), com 9% e Mirian Gonçalves (PT), com 4%.

Ao todo, foram ouvidos 1.204 eleitores em todo o Paraná, muitos dos quais pensam em anular ou deixar voto em branco para senadores. Segundo o levantamento, 13% dos entrevistados consideram votar branco ou nulo para a primeira vaga, percentual que sobe drasticamente quando perguntados sobre o segundo voto para senador: nesse caso, 30% das menções são para voto em branco ou nulo.

E caso não houvesse mais tempo para pensar, os eleitores se mostram num impasse ainda maior. É que a pesquisa mostra que 75% não souberam ou não responderam quando perguntados “em quem votariam para o Senado pelo Paraná se a eleição fosse hoje”. Outros 16% votariam branco ou nulo nesse caso.

SAIBA MAIS: Neste ano, os paranaenses vão escolher dois senadores

Os dados são expressivos, mas mostram um pouco mais de confiança dos eleitores em relação à ultima pesquisa Ibope**, divulgada no dia 22 de agosto. À época, Requião estava à frente com 40% das intenções, seguido de Beto Richa, com 30%. Entre eles, estava o índice de 39% de quem ainda não sabia em quem votar.

Ainda assim, não é impossível colocar Requião e Richa, dois tradicionais arqui-inimigos da política paranaense, lado a lado no Senado. Isso é viável, segundo especialistas, justamente porque o perfil ideológico tem pouca influência na preferência dos eleitores quando se trata de campanha para o Senado. “A tradição do eleitorado paranaense é canalizar mais a escolha dos votos para presidente da República, governador. Para o Senado, entra a figura extremamente conhecida. Essa é uma relação muito mais pessoal do que de ideologia”, explica o sociólogo Cezar Bueno de Lima, professor da PUC-PR.

Quantos aos demais candidatos, Nelton (PDT), Rodrigo Reis (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSOL) tiveram, cada um, 3% das intenções. Compadre Luiz Adão (DC) e Zé Boni (PRTB) somam 2% das menções, enquanto empatados com 1% estão os candidatos Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL), Professor Oriovisto (Pode) e Roselaine Barroso Ferreira (Patriotas).

Recentemente, a Gazeta do Povo realizou uma série de sabatinas com os principais candidatos ao Senado pelo Paraná. Eles tiveram a oportunidade de falar sobre seus projetos e questionar o posicionamento dos seus concorrentes. Veja aqui como foi.

Como votar?

A necessidade de votar em dois candidatos para fechar o quadro de senadores nas eleições deste ano pode gerar confusão. Na hora de definir o voto, é importante lembrar que as duas escolhas que terão de ser feitas têm o mesmo peso eleitoral. Portanto, não importa a ordem do voto que será confirmado nas urnas. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lembra que não é válido votar duas vezes no mesmo candidato. Se um eleitor repetir o número do postulante, o segundo voto é automaticamente anulado.

Ao contrário dos deputados estaduais e federais, os senadores não são representantes do povo, mas sim do estado. Ainda que também atuem na criação de leis e na fiscalização dos atos do presidente da República, estão ligados a papeis ainda mais protocolares, como aprovar nomes indicados à direção do Banco Central, julgar crimes de responsabilidade no âmbito do Governo Federal e autorizar empréstimos a estados e municípios.

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. A primeira pesquisa do Ibope foi realizada de 16/ago a 22/ago/2018 com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

**Pesquisa realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalismo da Gazeta depende do seu apoio.    

Por apenas R$ 0,99 no 1º mês você tem
  • Acesso ilimitado
  • Notificações das principais notícias
  • Newsletter com os fatos e análises
  • O melhor time de colunistas do Brasil
  • Vídeos, infográficos e podcasts.
Já é assinante? Clique aqui.
>