Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

eleições 2018

Pesquisa aponta empate técnico para o governo do Paraná

Primeiro levantamento registrado de intenção de voto de 2018 aponta Ratinho Jr. com 34% das intenções de voto e Osmar Dias com 28%, segundo o Ibope

  • Da Redação
Fachada do Palácio Iguaçu: eleição movimenta o estado. | Daniel Caron  /Gazeta do Povo
Fachada do Palácio Iguaçu: eleição movimenta o estado. Daniel Caron /Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O Ibope Inteligência divulgou, na manhã desta segunda-feira (9), o resultado da primeira pesquisa de intenção de voto registrada para o governo do Paraná em 2018. O levantamento, encomendado pela rádio CBN de Cascavel, apontou empate técnico entre os pré-candidatos Ratinho Jr. (PSD), com 34% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), que tem 28%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. 

A disputa esquentou! Conheça os pré-candidatos a governador do Paraná

Os demais nomes elencados pela pesquisa aparecem distantes dos dois primeiros colocados. Cida Borghetti (PP), que assumiu como governadora na última sexta-feira (6), teve 5% da preferência dos entrevistados. Já Dr. Rosinha (PT) aparece com 3%. A pesquisa apontou ainda que 24% dos entrevistado votariam em branco ou nulo. Outros 6% não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada em todo o estado.

Pesquisa espontânea

Esses resultados dizem respeito à pesquisa estimulada, em que o entrevistador apresenta os nomes dos pré-candidatos aos eleitores. Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado deve dizer em quem votaria sem a apresentação prévia dos nomes, 64% disseram que não sabem ou preferiram não responder, enquanto 19% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. 

Nesse cenário, Ratinho Jr. (PSD) é citado por 4% dos eleitores, e Roberto Requião (PMDB) por 3%. Já Osmar Dias foi lembrado por 2% dos entrevistados. Outros nomes, que não se colocam na disputa pelo cargo, também apareceram nessa parte da pesquisa. Alvaro Dias (Pode), pré-candidato à Presidência, e o ex-governador Beto Richa (PSDB), que deve concorrer ao Senado, foram lembrados por 3% dos entrevistados. Os demais candidatos foram citados por 2% ou menos. 

Rejeitados

A pesquisa também mediu o grau de conhecimento dos eleitores em relação aos pré-candidatos. Ratinho Jr. (PSD) e Osmar Dias (PDT) são os mais conhecidos (53% e 57% dos eleitores, respectivamente, disseram conhecê-los bem). 

Na outra ponta está Dr. Rosinha (PT): 63% dos entrevistados declararam desconhecê-lo. 

Já Cida Borghetti (PP) é considerada desconhecida por 39% dos entrevistados, enquanto 33% afirmam que só a conhecem “de ouvir falar”. A atual governadora teve outro resultado negativo na pesquisa: 40% dos eleitores afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum. Cida ficou atrás, apenas, de Dr. Rosinha (53%). 

Ratinho Jr. (PSD) e Osmar Dias (PDT) tiveram menor rejeição, de 22% e 21%, respectivamente. 

Segundo turno

O Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em possíveis cenários de segundo turno. No cenário com Osmar Dias (PDT) e Ratinho Jr. (PSD), novamente há empate técnico (38% e 41%, respectivamente). Quando eles são colocados para disputar com outros pré-candidatos, sempre aparecem vitoriosos. Cida Borghetti (PP) é vencedora, apenas, no cenário em que disputa com Dr. Rosinha (PT). 

A respeito dos problemas do estado, 62% dos entrevistados afirmaram que a saúde é a área com mais questões a serem resolvidas. Em seguida aparecem segurança pública (42%), educação (32%) e geração de empregos (29%). 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 05 de abril de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3% para mais ou para menos. O levantamento, encomendado pela rádio CBN de Cascavel, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 06410/2018.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Política

PUBLICIDADE