• Carregando...
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu se envolver mais nas campanhas na reta final das eleições.| Foto: Alan Santos/PR

De início, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia dito que não se envolveria nas eleições municipais. Mas, depois, Bolsonaro mudou de ideia, afirmando que começará a participar mais ativamente das campanhas dos candidatos que apoia. Na última semana, por exemplo, o presidente já indicou candidatos em sua live semanal. Há expectativa, ainda, de que ele apareça no horário eleitoral do prefeito carioca, Marcelo Crivella (Republicanos) e, talvez, de outros concorrentes.

A participação mais enfática do presidente é a esperança de alguns dos candidatos apoiados por ele. Isso porque, até agora, os concorrentes endossados abertamente por Bolsonaro em algumas capitais do país ainda não decolaram. Com exceção de Fortaleza, os nomes indicados por Bolsonaro patinam ou aparentam não ter chance nem de chegar ao segundo turno.

O caso mais emblemático é o de São Paulo. Após ter largado na liderança, Celso Russomanno (Republicanos) viu sua candidatura encolher à medida que o pleito se aproxima – um déjà-vu de eleições anteriores.

Pesquisa do Ibope divulgada na última sexta (30) mostra Russomanno com 20% das intenções de voto – seis pontos a menos do que ele chegou a registrar no início de outubro.

Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, uma possível vaga no segundo turno, contra Bruno Covas (PSDB, 26%), pode estar ameaçada por Guilherme Boulos (Psol), que tem 13%.

A desidratação de Russomanno não seria uma novidade se, desta vez, o deputado não tivesse entrado na disputa a pedido do presidente. "Eu não pretendia entrar nas decisões de eleições municipais, mas Celso Russomanno é um amigo de velha data e estou pronto para ajudar no que for preciso", disse Bolsonaro no dia 5 de outubro.

Na live de quinta (29), o presidente reforçou o apoio e mostrou uma foto de Russomanno, pedindo voto para o candidato. "Eu o conheço há muito tempo. Foi deputado federal comigo. Eu sou capitão do Exército e ele é tenente da Aeronáutica. Então um capitão do Brasil e um tenente na prefeitura de São Paulo. Celso Russomano é a minha pedida para a cidade. Quem não escolheu ainda e puder escolher, a gente agradece” disse o presidente.

Depois das pesquisas negativas, no entanto, Russomanno chegou a retirar as menções ao presidente do jingle da campanha. Elsinho Mouco, marqueteiro do candidato, negou que a estratégia seja esconder o chefe do Executivo federal, e afirmou que “Bolsonaro vai continuar sendo citado”, segundo noticiou o jornal O Estado de S. Paulo.

Na última quinta (29), Russomanno voltou a citar Bolsonaro em seu horário eleitoral e prometeu implementar em São Paulo um auxílio emergencial nos moldes do Renda Brasil. O programa do governo federal, contudo, nunca saiu do papel e foi enterrado pelo presidente.

O "polêmico" Crivella é a pedida de Bolsonaro no Rio

Situação análoga à de São Paulo ocorre no Rio de Janeiro, onde o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que busca a reeleição, também patina, correndo o risco de ficar de fora do segundo turno.

De acordo com o último levantamento do Ibope, Eduardo Paes (DEM) tem 32% das intenções de voto, contra 14% de Crivella e os mesmo 14% de Martha Rocha (PDT). Benedita da Silva (PT), com 9%, está tecnicamente empatada com Crivella e Martha.

Na quinta-feira (29), Bolsonaro pediu voto para Crivella, mas sem muita ênfase. "Um nome que dá polêmica, porque o Rio de Janeiro sempre é polêmico, né? Estou com o Crivella. Conheço ele há muito tempo. (...) Sabemos que tem mais dois nomes concorrendo. Uma que é de um partido X, que o tal do Ciro Gomes falou que se ela ganhar será chefe da Casa Civil do governo. Terrível, né?”, (se referindo a Martha Rocha, do PDT).

"E outro vocês conhecem também. Não quero tecer críticas. É um bom administrador [sobre Eduardo Paes, do DEM]. Mas, eu fico com o Crivella. Que não tenha muita polêmica não. Se não quiser votar nele, fique tranquilo”, finalizou.

Para Ricardo Ismael, professor e cientista político da PUC-RJ, Bolsonaro se movimenta com prudência para não desagradar o Centrão que, embora esteja cada vez mais alinhado ao governo, pode se voltar contra o presidente depois da eleição.

“A onda Bolsonaro de 2018 não está aparecendo até agora, pelo menos nas campanhas das principais capitais. O envolvimento dele com Crivella ou Russomanno pode significar uma derrota política”, avalia Ismael.

Candidato de BH não deve ir ao segundo turno

No começo de outubro, Bolsonaro carimbou, também, a candidatura de Bruno Engler (PRTB) a prefeito de Belo Horizonte – "um candidato gordinho, jovem e inteligente. Tem tudo para dar certo”, nas palavras do presidente. Em outro vídeo, divulgado pela campanha de Engler em 8 de outubro, Bolsonaro afirmou: “Pode ter certeza, eu não vou fazer campanha para você não, mas se eu fosse eleitor mineiro, votaria em você. Pode ter certeza disso. Eu acho que Minas ganha e que todos ganham”.

Engler é amigo do presidente e de seus filhos. Caso eleito, Bolsonaro garantiu ao candidato "linha direta" com a Presidência.

Na live de quinta (29), o presidente voltou a pedir voto para o jovem candidato. "É uma cartada nova. Conheço ele há uns quatro anos, é um jovem, um pouquinho fora do peso, o defeito dele é esse aí, deve ser a pandemia, ficou em casa muito tempo", ironizou o presidente, que arrematou: "Uma pessoa inteligente, uma pessoa que realmente é humilde, é inteligente, tem tudo para dar certo. Tem falado que vai fazer uma administração semelhante à nossa, escolhendo seus secretários técnicos".

Levantamento do Ibope em Belo Horizonte, porém, mostra que Engler tem apenas 3% das intenções de voto. O líder é Alexandre Kalil (PSD, 63%), atual prefeito, que deve se reeleger já no primeiro turno.

Concorrência acirrada em Manaus

Em Manaus a disputa é ainda mais dura para o candidato bolsonarista. Coronel Menezes (Patriota) aparece em sexto lugar, com 5% da preferência dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope do dia 28. O primeiro colocado, Amazonino Mendes (Podemos), tem 24%. Davi Almeida (Avante, 16%), Ricardo Nicolau (PSD, 13%), Capitão Alberto Neto (Republicanos, 9%) – que também tem a simpatia do presidente) – e Zé Ricardo (PT, 8%) estão tecnicamente empatados.

"Em Manaus, eu tenho um candidato lá, é o Coronel Menezes. Agora, não posso mergulhar na campanha de ninguém porque tenho um trabalho enorme pela frente", disse o presidente em 22 de outubro.

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, Menezes é amigo pessoal de Bolsonaro há mais de 40 anos e foi padrinho de casamento do presidente.

Na live de quinta (29), Bolsonaro foi mais enfático ao pedir voto para o amigo. "Ele estava no comando da Zona Franca de Manaus. A Zona Franca realmente deu um salto em qualidade, faturamento, e vocês bem conhecem, quem é de Manaus, sabe o trabalho que ele desempenhou na Zona Franca de Manaus [...] Quem puder colaborar, agradeço aí", sugeriu.

Fortaleza, a exceção: candidato bolsonarista lidera com folga – mas o jogo pode estar virando

A única capital onde a onda bolsonarista engrossou, até agora, é Fortaleza. O candidato do presidente, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), lidera a corrida para a prefeitura com 31% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Na sequência, Sarto (PDT) e Luizianne Lins (PT) estão tecnicamente empatados, com 22% e 19%, respectivamente.

Bolsonaro já sinalizou apoio ao Capitão Wagner em uma live nas redes sociais, embora não tenha ido além disso. Na live de quinta (29), o presidente não o mencionou.

Pesquisa do Ibope divulgada nesta terça (3), porém, aponta que o jogo também pode estar virando na capital cearense. Segundo o levantamento, Sarto (PDT) tem 29% das intenções de voto, contra 27% de Capitão Wagner (Pros) e 24% de Luizianne Lins (PT). Com a margem de erro, os três estão tecnicamente empatados.

Nova pesquisa do Datafolha em Fortaleza foi encomendada pelo jornal O Povo, e deve ser divulgada na quinta-feira (5).

Quem mais tem o apoio de Bolsonaro

No mesmo vídeo, o presidente pediu voto também para a prefeitura de Santos. Ele endossou o nome do ex-desembargador Ivan Sartori (PSD): "Ele é conhecido pelo caso Carandiru, foi desembargador na época que deu decisões positivas, favoráveis aos policiais militares naquele evento. Então um desembargador que tem bastante coragem e determinação. Então pessoal, é uma opção, estou pedindo voto, quem não se decidiu ainda, creio que seja uma boa opção para todos nós, ok?".

Sartori proferiu sentença que absolveu 74 policiais envolvidos no massacre da Carandiru, quando morreram 111 detentos na penitenciária de São Paulo, em 1992. Segundo o então desembargador, "não houve massacre, houve legítima defesa".

Bolsonaro pediu voto também para as candidatas a vereadora por São Paulo, Clau de Luca (PRTB) e Sonaira Fernandes (Republicanos). "[Sonaira] trabalhou com meu filho Eduardo em São Paulo por muito tempo. Trabalha ainda, agora está fora porque está disputando a eleição. Quem puder colaborar, a gente agradece aí", disse o presidente.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

São Paulo

  • O Ibope entrevistou 1.001 eleitores de São Paulo com 16 anos ou mais entre os dias 14 e 20 de setembro, segundo consta do documento de registro do levantamento. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% – o que significa que, se esse levantamento fosse realizado 100 vezes com essa mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o protocolo SP‐04089/2020. O levantamento foi contratado pela Associação Comercial de São Paulo.
  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, ouviu 805 eleitores de São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-09520/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores em São Paulo entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01432/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01331/2020.

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09598/2020.

Belo Horizonte

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 26 e 29 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-08893/2020.

Manaus

  • Sob encomenda da Rede Amazônica, o Ibope ouviu 504 eleitores de Manaus entre os dias 26 e 28 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação AM-02161/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 812 eleitores de Fortaleza entre os dias 14 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação CE-09449/2020.
  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 868 eleitores de Fortaleza entre os dias 26 e 27 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-07074/2020.
  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 805 eleitores de Fortaleza entre os dias 1.º e 3 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-08692/2020.
Conteúdo editado por:Giulia Fontes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]