i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Covas, Joice, Boulos e França: candidatos fazem corpo a corpo mesmo na pandemia

    • Estadão Conteúdo
    • 14/09/2020 12:52
    joice hasselmann candidata PSL prefeitura de São Paulo
    Joice Hasselmann é a candidata do PSL prefeitura de São Paulo. Ela já teve Covid.| Foto: Reprodução Facebook

    Era preciso medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool gel para se ter acesso à convenção municipal do PSOL de São Paulo, realizada na comunidade Morro da Lua, no Campo Limpo, zona sul da cidade, no último dia 5. O espaço aberto do campo de futebol permitia a ventilação, e as cadeiras foram distribuídas de maneira espaçada. Terminado o evento, o rigor do distanciamento social diminuiu à medida que apoiadores foram até o candidato do partido à prefeitura, Guilherme Boulos, para trocar abraços e tirar selfies.

    A situação tem se repetido em atos de pré-campanha, convenções e outros eventos de outros partidos acompanhados pelo Estadão nas duas últimas semanas. Apesar da tentativa de aplicar as regras de distanciamento social pregadas por especialistas em saúde pública para evitar o contágio do novo coronavírus, o tradicional corpo a corpo é inevitável. Muitos dos postulantes à prefeitura admitem que sequer têm o interesse de evitar o contato físico com o eleitorado.

    É o caso da deputada Joice Hasselmann, candidata do PSL. Ela relata que "não tem como impedir" o contato com eleitores que pedem selfies. "Como eu vou dizer não? Não vou fazer isso", afirmou. A imagem de Joice abraçando, sem máscara, uma moradora de rua da Cracolândia no último dia 7, publicada nas redes sociais, chegou a virar meme de opositores e críticos. A parlamentar, no entanto, se justifica lembrando que já teve covid e, por isso, não propagaria mais a doença.

    Não há norma que impeça o corpo a corpo dos candidatos durante a pandemia. Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um plano sanitário para as eleições, mas faz apenas recomendações aos partidos (mais informações nesta página). Entre as campanhas, há o receio de que passar álcool gel com frequência dê a impressão de antipatia ou nojo do eleitorado.

    Abraços e beijos - mesmo com a máscara tapando a boca - têm acontecido com frequência. O ex-governador Márcio França (PSB), que não contraiu a doença, não tem se furtado a dar apertos de mão ao aparecer em público. O anúncio de sua coligação com o Avante, em 26 de agosto, terminou com todos os presentes discursando em pé, lado a lado, dentro da mesma sala. "Mesmo a gente falando que pode fazer (a convenção) presencial, a verdade é que você perde o controle quando tem muita gente", disse França. "Imagine se você tivesse a notícia de que foi feita a convenção e, depois, 84 pessoas pegaram covid? Ficaria a sensação de que a gente é louco", afirmou.

    O prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), que também já teve covid-19, é outro que não tem conseguido evitar o contato. O presidente do PSDB municipal, Fernando Alfredo, admite que não há como impedir que os eleitores tirem foto e se aproximem do candidato. "Com os números da Covid reduzindo, vai ter mais liberdade. Não dá para negar uma foto para o eleitor, mas vamos evitar as grandes aglomerações."

    Filipe Sabará (Novo) também afirma não recusar um pedido de foto com apoiadores. Ele teve Covid em março e também está imunizado, mas diz que sempre usa máscaras ao andar pela cidade a bordo de uma Kombi laranja, cor do seu partido. "As pessoas da periferia não ficaram em casa, nem teriam como. Quem ficou em casa foi a classe média e alta."

    O deputado federal Orlando Silva, candidato do PCdoB, disse que aboliu o corpo a corpo e tem realizado apenas pequenas reuniões presenciais domiciliares. "Defendemos que o isolamento social é uma mecanismo importante no combate ao covid. Aí vamos aglomerar?".

    Andrea Matarazzo (PSD), pensa de maneira parecida e diz que vai sozinho às agendas. "Acho irresponsável fazer isso (corpo a corpo) hoje em dia."

    3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 3 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • M

      Marli Gutierrez Vettoretti Cardamone

      ± 0 minutos

      #RIBASPAIVA

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        ALCIONE PRA

        ± 4 horas

        TREMENDA ********, UMA BALA PERDIDA NÃO FARIA MAL ALGUM!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          WMVIEIRA

          ± 6 horas

          Russomano vai ser o prefeito de sp

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          Fim dos comentários.