• Carregando...
Close de urna eletrônica
Antes de ir às urnas, eleitores têm chance de conhecer propostas dos candidatos em duelos diretos na Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

Duelos diretos entre os candidatos, frente a frente, com mínimo necessário de mediação, acontecem na semana que vem na Gazeta do Povo e devem esquentar a campanha para a prefeitura de Curitiba, ajudando os eleitores a formar opinião e fazer a melhor escolha diante do embate de propostas, projetos e visões de mundo dos aspirantes a comandar o executivo municipal.

Receba as principais notícias do Paraná por meio de mensagem, no seu smartphone

O modelo foi adotado de forma pioneira no país pela Gazeta do Povo nas eleições para prefeito em 2016 e, depois, na escolha do governador paranaense em 2018. O formato dá grande liberdade para interação e confronto de ideias, prevendo a intervenção pontual de um mediador apenas se as perguntas não forem respondidas ou se o debate estiver caminhando para discursos evasivos ou monólogos.

Neste ano, os oito candidatos melhor posicionados na última pesquisa do Ibope/RPC (PR-01535/2020) foram divididos em duplas, mediante sorteio, realizado na presença de representantes das campanhas. Os duelos entre candidatos acontecem entre os dias 3 e 6 de novembro, das 10h às 12h. Os debates serão transmitidos ao vivo no site e nas mídias sociais da Gazeta do Povo. O prefeito Rafael Greca, candidato à reeleição pelo DEM, declinou do convite para participar e, assim, seu lugar foi destinado ao candidato que estava em nono lugar na referida pesquisa eleitoral, tendo como critério de desempate a menor taxa de rejeição, conforme regras previamente comunicadas às coordenações das campanhas.

De acordo com o sorteio, o debate da Gazeta do Povo será aberto, no dia 3, com o enfrentamento dos candidatos Goura (PDT) e João Arruda (MDB). No dia 4, participam Christiane Yared (PL) e Professora Samara (PSTU). Dia 5 é a vez de Professor Mocellin (PV) e Fernando Francischini (PSL). Os debates se encerram no dia 6 de novembro com o encontro de Dr. João Guilherme (Novo) com Carol Arns (Podemos).

Como prevenção ao coronavírus, os candidatos terão sua chegada à sede da Gazeta do Povo agendada para horários diferentes (com 15 minutos de intervalo) e só poderão estar acompanhados por um assessor. No estúdio em que ocorrerá o debate só poderão permanecer os candidatos, o mediador e a equipe técnica mínima necessária para a transmissão. Os candidatos ficarão a uma distância mínima de 1,5 m separados por um painel de acrílico.

No início desta semana, horas antes do sorteio das datas e confrontos do debate, a campanha do prefeito Rafael Greca (DEM) comunicou a desistência do candidato. “Por conta da agenda estabelecida para as últimas semanas de campanha, o prefeito Rafael Greca, candidato do DEM à reeleição, não participará do debate promovido pela Gazeta do Povo”, informou, em nota, a equipe do prefeito. Desta vez a justificativa foi a agenda, diferente da que foi apresentada (proteção à saúde na pandemia) para não comparecer ao debate promovido pela BandTV, no dia 4 de outubro. Dias depois daquela data, o prefeito acabou sendo contagiado pela Covid-19 e já se recuperou.

Veja quais serão os duelos entre candidatos na Gazeta do Povo

  • Terça (3), 10h - Goura (PDT) x João Arruda (MDB)
  • Quarta (4), 10h - Christiane Yared (PL) x Professora Samara (PSTU)
  • Quinta (5), 10h - Professor Mocellin (PV) x Fernando Francischini (PSL)
  • Sexta (6), 10h - Dr. João Guilherme (Novo) x Carol Arns (Podemos)

Metodologia da pesquisa Ibope em Curitiba, com base na qual foram definidos os participantes do debate da Gazeta do Povo: a pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 805 eleitores de Curitiba entre 20 e 22 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR-01535/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]