• Carregando...
Debate com os candiatos ao governo do estado do Paraná no estúdio do jornal Gazeta do Povo, Cida Borghetti e Ratinho Junior
Debate com os candiatos ao governo do estado do Paraná no estúdio do jornal Gazeta do Povo, Cida Borghetti e Ratinho Junior| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em uma eleição marcada pela ausência de debates entre os candidatos, por conta da pandemia da Covid-19, a Gazeta do Povo promoverá, entre os dias 3 e 6 de novembro, uma série de debates entre os oito candidatos melhor posicionados na última pesquisa Ibope/RPC (PR-01535/2020), no modelo um contra um, que vem adotando desde 2016.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

Com a participação de representantes das campanhas dos oito candidatos convidados, foi realizado nesta segunda-feira, por meio de videoconferência, o sorteio dos confrontos e das datas de participação de cada concorrente, conforme regras estabelecidas em encontros anteriores, com representantes de todas as candidaturas. Foram convidados os oito candidatos melhores posicionados na pesquisa, utilizando como critério de desempate a menor taxa de rejeição do candidato apontada pela pesquisa. Primeiro colocado na pesquisa, o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), declinou do convite para participar (leia abaixo).

De acordo com o sorteio, o debate da Gazeta do Povo será aberto, no dia 3, com o enfrentamento dos candidatos Goura (PDT) e João Arruda (MDB). No dia 4, participam Christiane Yared (PL) e Professora Samara (PSTU). Dia 5 é a vez de Professor Mocellin (PV) e Fernando Francischini (PSL). Os debates se encerram no dia 6 de novembro com o encontro de Dr. João Guilherme (Novo) com Carol Arns (Podemos).

Com início às 10 horas e transmissão ao vivo no site da Gazeta do Povo e nos canais de mídias sociais do jornal, os debates terão duas horas de duração, com cada candidato tendo a palavra por uma hora no total, utilizando este tempo para fazer perguntas e responder o adversário, como numa conversa, a respeito de temas de interesse da cidade e da campanha eleitoral.

Por questões de segurança, prevenindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus, os candidatos terão sua chegada à sede da Gazeta do Povo agendada para horários diferentes (com 15 minutos de intervalo) e só poderão estar acompanhados por um assessor. No estúdio em que ocorrerá o debate só permanecerão os candidatos, o mediador e a equipe técnica mínima necessária para a transmissão. Os candidatos ficarão a uma distância mínima de 1,5 m separados por um painel de acrílico.

Rafael Greca recusa convite para o debate

Horas antes do sorteio das datas e confrontos do debate, a campanha do prefeito Rafael Greca (DEM) enviou comunicado à Gazeta do Povo declinando do convite para o debate. “Por conta da agenda estabelecida para as últimas semanas de campanha, o prefeito Rafael Greca, candidato do DEM à reeleição, não participará do debate promovido pela Gazeta do Povo”, informou, em nota, a equipe do prefeito.

Greca já havia se ausentado do debate promovido pelo BandTV, no dia 4 de outubro, alegando questões de saúde. Depois de comunicar que não participaria do encontro, o prefeito acabou internado por complicações da Covid-19. Desta vez, no entanto, o prefeito alegou questões de agenda para se ausentar do debate.

Veja os confrontos dos debates da Gazeta do Povo

Terça (3), 10h

Goura (PDT) x João Arruda (MDB)

Quarta (4), 10h

Christiane Yared (PL) x Professora Samara (PSTU)

Quinta (5), 10h

Professor Mocellin (PV) x Fernando Francischini (PSL)

Sexta (6), 10h

Dr. João Guilherme (Novo) x Carol Arns (Podemos)

Metodologia da pesquisa Ibope em Curitiba

A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 805 eleitores de Curitiba entre 20 e 22 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR-01535/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]