• Carregando...
A presença dos principais temas da campanha nos planos de cada candidato.
A presença dos principais temas da campanha nos planos de cada candidato.| Foto: Reprodução Instituto Pólis

Saúde, social e educação foram as três palavras mais citadas pelos candidatos à Prefeitura de Curitiba em seus planos de governo registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Levantamento feito pelo Instituto Pólis Pesquisa e Estratégia – Curitiba mostra que os planos fizeram 570 menções ao termo saúde, 540 ao tema social e 522 a educação, temáticas que estiveram entre as 10 palavras mais citadas de 13 dos 16 candidatos. Desenvolvimento/economia foi o quarto tema mais citado, mas bem atrás, com 117 menções. E o quinto, com 85, foi mulher, que só apareceu, no entanto, entre os 10 principais temas de dois candidatos: Diogo Furtado (PCO) e Letícia Lanz (Psol). Veja o gráfico abaixo.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

“Carol Arns (Podemos) foi a candidata que mais trouxe termos ligados às políticas públicas como Saúde (115), temas Sociais (132) e Educação (119). Seguida da candidata Letícia Lanz (Psol), que além de ter mais diversidade de termos, trouxe a palavra mulher/mulheres (40), para abordar políticas públicas para estas, e o termo Cultura (50), um termo pouco usado pelos demais”, comenta a diretora do instituto, a doutora em ciência política Sandra Avi dos Santos.

O estudo levantou que o principal tema dos candidatos Paulo Opuszka (PT) e Camila Lanes (PcdoB) foi a área social, enquanto Fernando Francischini (PSL), Marisa Lobo (Avante), Eloy Casagrande (Rede) e Goura Nataraj (PDT) usaram os termos Saúde, Educação e Social para desenvolverem seus planos. “Chama a atenção o fato de o termo segurança estar mais presente nas propostas de governo de Marisa Lobo que de Francischini, que tem ligação direta com a área”, comenta.

Avaliando os planos de governo com base na utilização de verbos propositivos (como promover, melhorar, ampliar, criar, implantar, implementar, atender, gerar, melhorar, fortalecer, atender entre outros), o instituto Pólis identificou o documento de João Guilherme (Novo) como o com mais termos propositivos (139), seguido do candidato João Arruda (MDB), com 135 termos. Os verbos propositivos, inclusive, figuram entre os 10 termos mais citados pelo emedebista.

Já os termos voltados para ações administrativas como: gestão, plano, projetos e programas, foram encontrados com mais frequência no plano de Carol Arns (Podemos), que teve 225 termos com foco na gestão, seguida pelo atual prefeito Rafael Greca (DEM), com 170 termos. Diogo Furtado (PCO) foi quem mais apresentou termos com cunho ideológico em seu programa de governo, com 150 menções a luta, classe, burguesia, que estiveram presentes entre as 10 palavras mais citadas pelo candidato. A candidata Professora Samara (PSTU) foi mais amena ao fazer uso de tais termos. Em seu programa apareceram 28 citações.

Dono do plano de governo mais longo, com 109 páginas, Zé Boni (PTC) deu atenção à área de educação. As palavras educação (55 citações) e escolas (35) estão entre as dez mais citadas em seu plano. Chama a atenção que o nome do candidato é a segunda palavra mais citada do plano, com 68 menções. Christiane Yared (PL) é a única candidata em que o termo parcerias aparece entre os 10 mais citados. Já no plano de governo de Professor Mocellin (PV) os termos água e verdes aparecem entre os de maior destaque.

Confira abaixo as palavras mais citadas por cada candidato ou clique aqui para acessar a íntegra do estudo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]