• Carregando...
Vereador Tito Zeglin (PDT)
Vereador Tito Zeglin (PDT)| Foto: Divulgação/CMC

Reeleito neste domingo (15), o vereador Tito Zeglin (PDT) dará início em 2021 ao seu nono mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Com isso, o atual 1º vice-presidente da Casa se iguala ao recordista do Legislativo municipal, Jairo Marcelino (PSD), que faleceu em outubro em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19 enquanto atuava em sua nona legislatura.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Os dois entraram juntos, em 1983, na vida legislativa. Diferentemente de Marcelino, no entanto, Zeglin não exerceu consecutivamente seus oito mandatos até aqui – ele ficou de fora da legislatura de 2001 a 2004.

Natural de Mandirituba, na região metropolitana, Zeglin é jornalista e radialista, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), casado e pai de três filhos. Começou a vida pública no então PMDB (atual MDB) e passou ainda pelo PTB, antes de ingressar no PDT, pelo qual retornou à Câmara Municipal em 2004 e ao qual é filiado desde então.

É autor de leis como a que esclarece sobre a opção do pagamento dos 10% em bares e restaurantes, a que proíbe o uso de celular em agências bancárias, a que obriga a utilização de lacre inviolável nas embalagens de alimentos entregues em domicílio, a que proíbe a utilização de placas de irresponsabilidade por danos materiais nos estacionamentos e a que estabelece o peso máximo do material escolar a ser transportado por alunos da pré-escola e do ensino fundamental.

Foi relator da comissão especial que regulamentou a instalação das antenas de telefonia celular. Já ocupou o cargo de vice-presidente por três vezes, presidiu a Comissão de Participação Legislativa e fez parte das comissões de Segurança e de Economia, Finanças e Fiscalização.

Desde 2008, o decano da Câmara Municipal vem perdendo eleitorado. Naquele pleito teve 10.373 votos. Na eleição seguinte, em 2012, recebeu o apoio de 7.743 eleitores. Em 2016 teve 7.447 votos. Já na votação deste domingo (15), foi escolhido por 4.747 dos votantes de Curitiba.

Renovação

Entre outros vereadores veteranos que mantiveram cadeira no Legislativo municipal está o atual presidente da Câmara, Sabino Picolo (DEM), que vai para seu sétimo mandato consecutivo, além de Beto Moraes (PSD), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (DEM) e Tico Kuzma (Pros), que vão para a quinta legislatura.

Julieta Reis (DEM), que exerce o sexto mandato, Felipe Braga Côrtes (PSD), em sua quinta legislatura, e Dona Lourdes (PSB), eleita quatro vezes, decidiram não se candidatar nas eleições de 2020.

Bruno Pessuti (Podemos), Colpani (PSB), Cacá Pereira (Patriota), Geovane Fernandes (Patriota), Mestre Pop (PSD), Rogério Campos (PSD) e Paulo Rink (PL), todos em segundo mandato, não conseguiram a reeleição na votação de domingo.

A próxima legislatura terá 18 vereadores estreantes, o que corresponderá a 47% da composição da Casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]