i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Ferreira Gomes, Arraes, Sarney… O 2º turno e os interesses das famílias de sempre no Nordeste

  • PorGustavo Ribeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 27/11/2020 15:51
  • Atualizado em 27/11/2020 às 19:40
Ciro Gomes lançou Sarto (PDT) à Prefeitura da Fortaleza para tentar manter o poder em uma das capitais mais importantes do Nordeste.
Ciro Gomes lançou Sarto (PDT) à Prefeitura da Fortaleza para tentar manter o poder em uma das capitais mais importantes do Nordeste.| Foto: Reprodução/Facebook

A política no Brasil sempre foi marcada pela presença de famílias tradicionais, que ditam as cartas no cenário político local. No Nordeste não é diferente: cada estado tem suas oligarquias e grupos que, eleição após eleição, tentam manter a influência que exercem sobre o jogo de forças nas principais cidades. E é exatamente isso que está em jogo nas disputas de segundo turno em algumas capitais da região.

Em Fortaleza, o pleito deste ano é fundamental para os irmãos Ferreira Gomes. Consolidado como a principal força política da cidade e do estado do Ceará desde 2006, o grupo liderado por Cid e Ciro Gomes tenta emplacar Sarto (PDT) como sucessor de Roberto Claudio (PDT) para manter a posição hegemônica na capital cearense.

Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Sarto foi a via encontrada pelos Ferreira Gomes para o pleito de 2020. E, apesar de patinar na largada da campanha, o candidato dos irmãos fechou o primeiro turno na liderança, com 35,72% dos votos válidos – o adversário no segundo turno é Capitão Wagner (Pros), que somou 33,32%.

A situação de Sarto é aparentemente tranquila. Segundo pesquisa Ibope, divulgada na última segunda-feira (23), ele tem 60% das intenções de votos válidos, contra 40% do concorrente – veja as informações da metodologia da pesquisa abaixo.

Fazer o sucessor em Fortaleza garante, ao menos, mais quatro anos de influência na capital, e ajuda a preparar o terreno para o próximo pleito, que vai eleger um novo governador para o Ceará. Camilo Santana (PT), atual mandatário no estado e aliado dos Ferreira Gomes, não poderá concorrer à reeleição e, assim, abre espaço para um novo nome – que pode ser Roberto Claudio, que deixa a prefeitura da capital cearense com bons índices de aprovação.

Os Arraes medem forças no Recife

No Recife, a disputa está parelha. De um lado João Campos (PSB) e de outro Marília Arraes (PT), primos em segundo grau, e que carregam o legado do ex-governador de Pernambuco e uma das maiores figuras políticas do Nordeste, Miguel Arraes. João é bisneto dele; Marília, neta.

O embate está em família, mas uma família já despedaçada. O sobrenome Arraes que Marília ainda leva não tem mais tanta influência como antes – Miguel Arraes morreu em 2005. Por outro lado, o sobrenome Campos tem muito a perder caso João não seja eleito. Ele é filho de Eduardo Campos, neto de Arraes e ex-governador do estado que morreu em um acidente aéreo durante a campanha presidencial em 2014. E é esse ramo da família que tem dominado o cenário político na capital, inclusive com o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB), que está em seu segundo mandato.

A sucessão é importante também pensando em 2022, quando acaba o mandato de Paulo Câmara (PBS). Estar no comando da prefeitura de Recife daria à família Campos, liderada por João e pela avó dele Ana Arraes, uma boa possibilidade de também fazer um sucessor no governo do estado.

A eleição na capital pernambucana está indefinida. João Campos e Marília Arraes estão empatados tecnicamente com 51% e 49% dos votos válidos, respectivamente, segundo levantamento do Ibope divulgado na quarta-feira (25) – a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Calheiros e Dino tentam consolidar influência

O pleito em Maceió, por sua vez, tem um peso estratégico para a família Calheiros, do senador Renan Calheiros (MDB). Além de contar com o governo de Alagoas na figura de Renan Filho (MDB), o grupo pretende assentar de vez a presença na capital do estado.

O atual prefeito Rui Palmeira (sem partido) está ligado aos Calheiros, mesmo que mais recentemente. Ele não é, porém, um político do MDB, como gostaria o senador. Por isso, uma vitória de Alfredo Gaspar (MDB) sobre João Henrique Caldas (PSB) deixaria Maceió e Alagoas com o MDB e, mais especificamente, com os Calheiros.

Esse movimento, porém, vai depender das urnas. No primeiro turno, Alfredo Gaspar saiu na frente de JHC, com 28,87% contra 28,56% dos votos válidos, respectivamente. Para a disputa do próximo domingo (29), as pesquisas deixam o cenário indefinido.

Segundo levantamento do Ibope de segunda-feira (23), JHC está numericamente à frente de Alfredo Gaspar: 53% contra 47% das intenções de votos válidos. Pela margem de erro de 4 pontos percentuais, eles estão empatados tecnicamente.

Mais ao Norte, em São Luís, a família Sarney não conseguiu emplacar candidato próprio. O neto do ex-presidente José Sarney, Adriano (PV), chegou a registrar a candidatura, mas logo renunciou à disputa. O desempenho dele nas primeiras pesquisas eleitorais mostraram que ele não conseguiria ser competitivo.

Dessa forma, a disputa na capital maranhense girou ao redor do governador Flávio Dino (PCdoB), que foi um dos responsáveis por reduzir a influência da família Sarney. Em 2018, Dino venceu no primeiro turno, disputando com Roseana Sarney. Agora, na eleição municipal, se posicionou a favor de Duarte (Republicanos). O apoio, porém, rachou a base do PCdoB, e parte do grupo foi para o lado de Eduardo Braide (Podemos).

Ter um prefeito com a própria chancela é fundamental para Dino consolidar a força política no estado. O atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), foi apoiado por Dino – e assim o governador espera continuar, dessa vez com Duarte.

Pesquisa Ibope, entretanto, aponta vitória de Braide na capital do Maranhão. Segundo o levantamento do último dia 20 de novembro, o candidato do Podemos tem 54% das intenções de votos válidos, contra 46% de Duarte.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

Fortaleza

  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 805 eleitores de Fortaleza entre os dias 21 e 22 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-07611/2020.

Recife

  • Sob encomenda da TV Globo e do Jornal do Commercio, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Recife entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-04600/2020.

Maceió

  • Sob encomenda da TV Gazeta de Alagoas, o Ibope ouviu 504 eleitores de Maceió entre os dias 21 e 23 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação AL-08875/2020.

São Luís

  • Sob encomenda da TV Mirante, o Ibope ouviu 805 eleitores de São Luís entre os dias 18 e 20 de novembro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MA-02619/2020.
7 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 7 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Franklim Irapuam Maderna Leite

    ± 10 horas

    Aqui no Paraná não é diferente, temos oligarquias pesadas como Richa, Camargo, Pimentel, Requião e por aí vai, isto se extende Também ao poder judiciário, ninguém quer largar a teta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      André R.

      ± 10 horas

      Impressionante o continuísmo do oportunismo, da incapacidade - e/ou do mau caratismo - de levar prosperidade aos maltratados nordestinos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        TIAGO

        ± 11 horas

        Os democratas de retroescavadeira são a potência do estado. Vide 2018 quem foi o campeão cearense.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • T

          TIAGO

          ± 11 horas

          Os democratas de retroescavadeira são a potência do estado. Vide 2018 quem foi o campeão cearense.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Mendonça

            ± 12 horas

            Cidades grandes, mas as populações com mentalidades pequenas politicamente.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Polaco

              ± 0 minutos

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo César de Castro Silveira

                ± 14 horas

                Este gustavo ribeiro talvez seja novo não sabe. os gomes derrotaram coroneis de verdade, só que depois quiseram se eternizar no poder. Tasso Geirassate chefe deles foi eleito em 86 derrotando os realmente coroneis do exercito cesar cals virgilio tavora e adauto bezerra. os 3 que mandavam no ceara.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.