• Carregando...
O segundo turno das eleições acontece no domingo, dia 29 de novembro.
O segundo turno das eleições acontece no domingo, dia 29 de novembro.| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Eleitores de 57 cidades brasileiras voltaram às urnas neste domingo (29) para definir seus prefeitos no segundo turno das eleições municipais. Foram 18 capitais e outras 39 cidades com mais de 200 mil eleitores que não deram ao primeiro colocado na eleição de 15 de novembro mais de 50% dos votos válidos. Entre as cidades com segundo turno, os dois maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 38,2 milhões de eleitores estão envolvidos no processo de votação deste domingo. A votação foi encerrada às 17h, sem o registro de incidentes mais sérios.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 583 urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas. O número equivale a 0,4% do total de urnas utilizadas neste domingo. Já o Ministério da Justiça divulgou um balanço de ocorrências com 52 casos de boca de urna, oito situações de compra de votos e 94 situações de desobediências às regras eleitorais. Foram apreendidas uma arma de fogo, seis veículos e 1050 materiais de campanha. Além disso, 53 pessoas foram conduzidas a um delegacia de polícia. Não foi registrado nenhum crime por parte dos candidatos.

No primeiro turno, houve atraso na divulgação do resultado, por problemas na transmissão de dados entre os Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, pela primeira vez, alegando economia e segurança, está centralizando a apuração dos votos e a divulgação dos resultados. Para este domingo, o TSE assegura ter corrigido o problema, prometendo a consolidação dos votos e divulgação dos resultado poucas horas após o fim da votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]