i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Votação termina com 583 urnas substituídas e 53 pessoas detidas

  • 29/11/2020 17:17
O segundo turno das eleições acontece no domingo, dia 29 de novembro.
O segundo turno das eleições acontece no domingo, dia 29 de novembro.| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Eleitores de 57 cidades brasileiras voltaram às urnas neste domingo (29) para definir seus prefeitos no segundo turno das eleições municipais. Foram 18 capitais e outras 39 cidades com mais de 200 mil eleitores que não deram ao primeiro colocado na eleição de 15 de novembro mais de 50% dos votos válidos. Entre as cidades com segundo turno, os dois maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 38,2 milhões de eleitores estão envolvidos no processo de votação deste domingo. A votação foi encerrada às 17h, sem o registro de incidentes mais sérios.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 583 urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas. O número equivale a 0,4% do total de urnas utilizadas neste domingo. Já o Ministério da Justiça divulgou um balanço de ocorrências com 52 casos de boca de urna, oito situações de compra de votos e 94 situações de desobediências às regras eleitorais. Foram apreendidas uma arma de fogo, seis veículos e 1050 materiais de campanha. Além disso, 53 pessoas foram conduzidas a um delegacia de polícia. Não foi registrado nenhum crime por parte dos candidatos.

No primeiro turno, houve atraso na divulgação do resultado, por problemas na transmissão de dados entre os Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, pela primeira vez, alegando economia e segurança, está centralizando a apuração dos votos e a divulgação dos resultados. Para este domingo, o TSE assegura ter corrigido o problema, prometendo a consolidação dos votos e divulgação dos resultado poucas horas após o fim da votação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.