i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Mapa do segundo turno: as 18 capitais que vão eleger novos prefeitos no domingo (29)

  • 26/11/2020 11:53
Urna eletrônica
| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Eleitores de 57 municípios voltam às urnas neste domingo (29) para definir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Dessas cidades, 18 são capitais. Outras sete capitais já tiveram a definição das eleições no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN), Salvador (BA) e Palmas (TO).

Nas capitais em que a eleição ainda está em aberto, poucos são os casos em que a polarização entre esquerda e direita persistiu na disputa municipal. Dois são os exemplos mais evidentes: Fortaleza, em que Sarto (PDT) – apoiado pela família Ferreira Gomes – disputa com Capitão Wagner (Pros) – candidato bolsonarista; e Vitória, em que Delegado Pazolini (Republicanos) concorre com João Coser (PT).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apoia, ainda, Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro; e Tião Bocalom (MDB), em Rio Branco. Já o PT, do ex-presidente Lula, também disputa a prefeitura no Recife, com Marília Arraes – que concorre contra João Campos (PSB).

Cidades como São Paulo e Porto Alegre também têm candidatos de esquerda na segunda fase do pleito. Na capital paulista, Guilherme Boulos (Psol) concorre contra Bruno Covas (PSDB). Já em Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) disputa a prefeitura com Sebastião Melo (MDB).

Veja o mapa com todas as disputas do segundo turno em capitais:

Municípios que completam a lista do segundo turno

Além das capitais, também terão segundo turno mais 39 cidades em todo o país. Desconsiderando o Amapá (em que as eleições na capital, Macapá, foram adiadas por conta do apagão) e o Distrito Federal (Brasília não tem eleições para prefeito), três estados não terão nenhum município com segundo turno: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins.

O estado que tem mais cidades com a disputa ainda ocorrendo é São Paulo, em que 16 municípios, incluindo a capital, terão segundo turno no domingo (29). Já Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Sergipe, Rondônia e Roraima têm apenas uma cidade com a eleição ainda acontecendo.

Por lei, podem ter segundo turno na disputa para prefeito os municípios com mais de 200 mil eleitores. O pleito vai para a segunda etapa quando, na primeira, nenhum dos candidatos alcança mais de 50% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, vence o mais votado já no primeiro turno, mesmo que o candidato não tenha alcançado mais de 50% dos votos válidos.

Veja a lista de todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, e em quais deles haverá segundo turno:

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carlos Alberto Bastos Meschede

    ± 0 minutos

    Opa? Faltou colocar a cidade de Santarém, no Estado do Pará na relação de cidades com segundo turno. Disputam, Nélio Aguiar, DEM E Maria do Carmo Lima do PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso