• Carregando...
Gilberto Dranka ex-prefeito Piên denunciado homicidio ex-prefeito
Gilberto Dranka (de azul) é pré-candidato à prefeitura de PIên pelo PSL. Ele responde a processo pelo homicídio do então prefeito Loir Dreveck, ocorrido em 2016.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O ex-prefeito de Piên, Gilberto Dranka, denunciado na Justiça por ser um dos mandantes do homicídio do então prefeito Loir Drêvek, ocorrido em 2016, anunciou a pré-candidatura à prefeitura da pequena cidade na região metropolitana de Curitiba.

Dranka afirma que responde ao processo em liberdade e que, por não ter sido julgado ainda, não está impedido de se candidatar. “Eu sou acusado de um crime que não devo e vou provar na Justiça. Então eu sou livre para ser candidato”, diz.

A oficialização da candidatura deve ocorrer nesta segunda-feira (14) na convenção partidária do PSL. O vice na chapa ainda não foi definido, assim como os candidatos a vereadores. Dranka deve encabeçar uma coligação de nove partidos, entre eles PRTB, Solidariedade, PTB, PDT, DEM, Pros e PP.

O atual prefeito, João Osmar Mendes, mais conhecido como João Padeiro (PSD), anunciou neste sábado (12) que não vai tentar a reeleição. “Busquei conversar com várias lideranças, buscando uma parceria que viesse oportunizar o melhor para nossa cidade, não obtive êxito. Reuni minha família, e juntos decidimos que não colocarei meu nome como pré candidato a prefeito neste pleito”, escreveu no Facebook.

Relembre o homicídio

Dranka é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck (PMDB), 52 anos, no dia 14 de dezembro de 2016. Dreveck, que ainda não havia assumido o cargo, foi atingido por um tiro na cabeça por um motociclista enquanto viajava para Santa Catarina com a família num carro da prefeitura. Ele morreu três dias depois no hospital de Jaraguá do Sul.

Em 31 de janeiro de 2017, Dranka foi preso pela Polícia Civil do Paraná enquanto tentava se esconder no forro da sua casa. Ele é acusado de armar um complô junto com o então presidente da Câmara de Vereadores, Leonides Maahs (PR), o empresário Ovandir Pedrini, e Amilton Padilha, ambos acusados de terem participado diretamente do crime. Em 2017, a Vara Criminal de Rio Negro decidiu que Dranka deve ir a júri popular.

A motivação, segundo os investigadores, é política. Depois de eleito, Dreveck teria desagradado o grupo que o apoiou na campanha ao anunciar que iria cortar cargos comissionados, substituindo-os por funcionários de carreira da prefeitura. Os acusados temiam perder também eventuais contratos com a prefeitura, segundo os investigadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]