• Carregando...
Mais de 30% dos domicílios paranaenses não têm acesso ao esgoto
Mais de 30% dos domicílios paranaenses não têm acesso ao esgoto, segundo o Instituto Trata Brasil.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está lançando a Agenda Parlamentar 2020 para os futuros gestores públicos. O objetivo é o de fazer diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

WhatsApp: receba um boletim diário de notícias do Paraná

A apresentação das propostas aos candidatos a prefeito será feita em 33 municípios até 15 de novembro. “O foco será para que as propostas da agenda parlamentar sejam incorporadas aos planos de governo. Estamos nos colocando à disposição”, diz Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR.

Quatro grandes temas foram apontados como relevantes pelo conselho regional: saneamento e resíduos; desenvolvimento regional e integrado; desenvolvimento rural e infraestrutura; e mobilidade e transporte.

O presidente da entidade aponta que dois grandes desafios estarão presentes na agenda dos futuros gestores. São questões relacionadas ao saneamento e à acessibilidade.

O primeiro é uma questão chave. “Temos de avançar na coleta e no tratamento”, diz. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 30,3% dos domicílios paranaenses ainda não estavam ligados a redes de esgoto ou a redes pluviais.

O problema é maior entre a população mais carente. Uma pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, mostra que os rendimentos dos paranaenses que não têm acesso a esgoto, correspondiam, em 2018, a 22,3% das que têm.

A questão de tratamento de resíduos também é desafiadora, aponta a entidade de classe. E uma das soluções, de acordo com Rocha, é pensar coletivamente. Um dos caminhos, a exemplo do que já ocorre na área de saúde, seria a formação de consórcios municipais para buscar soluções para o problema.

Outra área importante para a qual os gestores municipais precisarão direcionar esforços é a acessibilidade. “As cidades precisam se adequar a conceitos que estão sendo incorporados ao planejamento urbano.”

Crea-PR fará atuação conjunta

A colaboração com o setor público deve continuar em 2021. No próximo ano, o Crea-PR pretende fortalecer sua atuação junto às associações de municípios, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa. E na esfera federal, o conselho pretende atuar com a bancada paranaense na Câmara e no Senado, com o objetivo que os parlamentares possam direcionar recursos e projetos para as propostas apresentadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]