• Carregando...
Mais negros e mulheres: o perfil dos candidatos nas eleições de 2020
| Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

As eleições municipais de 2020 representam uma leve mudança no perfil dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na comparação com pleitos anteriores, com mais mulheres e maioria negra. Com base nos dados de registros de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coletados na última sexta-feira (6), a Gazeta do Povo separou as principais categorias para apresentar o perfil de quem está concorrendo a cargos públicos neste ano.

Pela primeira vez os negros (pretos e pardos) são maioria, com 50,03% das candidaturas – em 2016 eram 47,8%. Até 2018, os brancos eram mais numerosos.

O ano de 2020 também é de recorde de mulheres participando do pleito, com mais de 187 mil candidatas. A participação feminina tem aumentado com a lei que garante o percentual de 30% de mulheres candidatas, mas ainda não significa representatividade.

A maioria dos candidatos (51,2%) declararam ao TSE serem casados. Os solteiros aparecem na sequência, com 37,3%.

Neste ano, 3 candidatos têm apenas 16 anos, o mínimo exigido pela legislação eleitoral. Na outra ponta, são 6 pessoas concorrendo na eleição com 100 anos ou mais. A maioria acaba ficando na faixa entre 35 e 54 anos.

O MDB é o partido com maior representatividade no pleito deste ano. Na sequência aparecem PSD e PP. Por outro lado, o PCB e o UP têm o menor número de candidatos: 77 e 134, respectivamente.

Os candidatos são obrigados a declarar a profissão ao TSE. Entre as mais comuns estão agricultor, servidor público municipal, empresário e comerciante. A atividade de vereador também aparece como uma das mais representativas.

Em relação ao grau de instrução, a maioria dos candidatos têm ou ensino médio completo ou ensino superior completo. Houve também 15 candidatos que se declararam analfabetos, o que tornaria tais candidaturas inelegíveis – o TSE ainda deve julgar esses casos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]