• Carregando...
Pesquisa eleitoral
| Foto:

Com o primeiro turno das eleições se aproximando – a votação será dia 15 de novembro –, pesquisas de intenção de voto vêm mostrando que, em algumas capitais, a disputa pela prefeitura segue embolada.

Na quinta-feira (5), o Datafolha adicionou mais um elemento ao cenário, divulgando uma nova rodada de levantamentos em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife, em Belo Horizonte e Fortaleza. As pesquisas eleitorais são como fotografias de momento e, por isso, mostram as tendências de voto dos eleitores nas principais cidades do país.

A Gazeta do Povo compilou a evolução da preferência dos eleitores nessas cinco capitais, a partir de dados do Datafolha. Os dados de metodologia de todas as pesquisas citadas estão ao final do texto. Confira:

1. São Paulo

As pesquisas na capital paulista vêm confirmando que a candidatura de Celso Russomanno (Republicanos) está se desidratando desde o início da campanha. No primeiro levantamento do Datafolha, de 8 de outubro, Russomanno liderava numericamente a disputa, com 27% das intenções de voto. Com a margem de erro, ele estava tecnicamente empatado com Bruno Covas (PSDB), que tinha 21%.

Duas semanas depois, o cenário já havia se invertido. Pesquisa do Datafolha de 22 de outubro apontou Covas com 23% das intenções de voto, contra 20% de Russomanno. Com a queda, o candidato do Republicanos passou a ficar tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (Psol) que, em 22 de outubro, tinha 14% das intenções de voto.

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta (5), mostra que Russomanno caiu novamente e, agora, tem 16% das intenções de voto. Com isso, o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está tecnicamente empatado tanto com Guilherme Boulos (Psol, 14%) quanto com Márcio França (PSB, 13%).

Os dados detalhados do Datafolha mostram ainda que, entre 22 de outubro e 5 de novembro, Russomanno caiu principalmente entre os eleitores mais jovens (-11 pontos entre os que têm de 16 a 24 anos) e os evangélicos (queda de 6 pontos).

Se a tendência persistir, portanto, há risco de Russomanno ficar de fora do segundo turno na capital paulista, perdendo a vaga para Guilherme Boulos (Psol) ou Márcio França (PSB).

2. Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) vem se mantendo na liderança mesmo depois do início da campanha eleitoral. No levantamento do Datafolha divulgado na quinta-feira (5), o ex-prefeito da capital fluminente tem 31% das intenções de voto – ele vem oscilando dentro da margem de erro desde o início de outubro, conforme os dados do instituto.

O cenário no Rio, porém, permanece indefinido por conta da disputa pela outra vaga no segundo turno. O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), tem 15% das intenções de voto, e está tecnicamente empatado com Martha Rocha (PDT), que tem 13%. Ambos podem estar ameaçados, ainda, por Benedita da Silva (PT), que tem 8%.

3. Recife

Na capital pernambucana é João Campos (PSB) quem se firmou, ao longo de outubro, como um dos concorrentes que deve ir ao segundo turno. A pesquisa mais recente do Datafolha mostra o candidato com 31% das intenções de voto – crescimento de cinco pontos em relação à primeira pesquisa, de 8 de outubro.

Assim como no Rio, a indefinição no Recife é sobre a outra vaga na segunda etapa do pleito. Marília Arraes (PT) está numericamente em vantagem, com 21% da preferência dos eleitores. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, porém, ela pode ser desbancada por Mendonça Filho (DEM, 16%) ou até mesmo por Delegada Patrícia (Podemos, 14%).

4. Belo Horizonte

Entre as cinco capitais que tiveram a nova rodada do Datafolha divulgada na última quinta (5), Belo Horizonte é a única em que o cenário tende a estar definido. O novo levantamento mostra o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), com 65% das intenções de voto – o que indica uma vitória já no primeiro turno do pleito.

Considerando a primeira pesquisa do Datafolha em outubro, Kalil cresceu quatro pontos. Já o seu principal oponente, João Vitor Xavier (Cidadania), oscilou apenas um ponto percentual (dentro da margem de erro), de 6% para 7% das intenções de voto.

5. Fortaleza

Em Fortaleza, o cenário de momento aponta para um segundo turno entre Capitão Wagner (Pros) e Sarto (PDT). Segundo a última pesquisa do Datafolha, ambos estão tenicamente empatados, com 29% e 26% das intenções de voto, respectivamente.

Considerando as pesquisas anteriores do mesmo instituto, a candidata do PT, Luizianne Lins, vem caindo na preferência dos eleitores desde o início de outubro. Luizianne, entretanto, não está fora do jogo: com 18% no último levantamento, ela está próxima, pela margem de erro, de Sarto (PDT) – mas precisa reagir para persistir na disputa.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

São Paulo

  • O Instituto Datafolha ouviu 1.092 eleitores de São Paulo, presencialmente, entre os dias 21 e 22 de setembro. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-06594/2020.
  • O Datafolha ouviu 1092 pessoas em São Paulo, sob encomenda da TV Globo e da Folha de S. Paulo, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-08428/2020.
  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.204 eleitores em São Paulo entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-02125/2020.
  • Sob encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.260 eleitores de São Paulo entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-06709/2020.

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 900 eleitores do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-09140/2020.
  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.008 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08627/2020.
  • Sob encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.064 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-02176/2020.

Recife

  • O Datafolha ouviu 800 eleitores no Recife, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020. A pesquisa, que foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-08999/2020.
  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 868 eleitores do Recife entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-05988/2020.
  • Sob encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 924 eleitores do Recife entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-06862/2020.

Belo Horizonte

  • Sob encomenda da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo, o Datafolha ouviu 800 pessoas em Belo Horizonte entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-09256/2020.
  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 868 eleitores em Belo Horizonte entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-02866/2020.
  • Sob encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 868 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-02074/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 868 eleitores de Fortaleza entre os dias 26 e 27 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-07074/2020.
  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 812 eleitores de Fortaleza entre os dias 14 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação CE-09449/2020.
  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 868 eleitores de Fortaleza entre os dias 4 e 5 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-05742/2020.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]