• Carregando...
Pesquisas eleitorais mostram o cenário para a eleição em 10 capitais
| Foto:

Pesquisas eleitorais divulgadas neste sábado (14) mostram os favoritos na disputa pela prefeitura nas capitais do país. Em algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, persiste a indefinição sobre quem serão os dois postulantes no segundo turno. Em outras, como Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba, a eleição se encaminha para ser definida no primeiro turno.

As pesquisas de intenção de voto são como retratos do momento – e, por isso, eleitores que mudarem de ideia ou indecisos que escolherem um candidato podem ser decisivos nessa reta final.

Os números apresentados na reportagem se referem aos votos válidos, ou seja, desconsiderando brancos e nulos. É assim que a Justiça Eleitoral define quem são os vencedores das eleições: para ganhar no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Os dados de metodologia das pesquisas citadas estão ao final do texto.

Veja os detalhes do cenário em 10 capitais:

1. São Paulo

Pesquisa do Datafolha em São Paulo mostra Bruno Covas (PSDB) confortável na liderança: ele tem 37% das intenções de voto, segundo o levantamento. A disputa mais acirrada ocorre para definir quem deve ir para o segundo turno.

Três candidatos estão tecnicamente empatados, por conta da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos: Guilherme Boulos (Psol), Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos). Boulos, entretanto, aparece numericamente em vantagem, com 17% dos votos válidos.

Ainda segundo o Datafolha, porém, entre os três candidatos, Russomanno é o campeão de rejeição: 50% dos eleitores afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Para Boulos, o índice é de 24% e, para França, de 17%.

Levantamento do Ibope, também divulgado neste sábado (14), aponta números semelhantes. Segundo o instituto, Covas tem 38% dos votos válidos, contra 16% de Boulos e 13% de Russomanno e França.

2. Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o cenário parece se encaminhar para um segundo turno entre Eduardo Paes (DEM) e o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos). Segundo o Datafolha, Paes tem 40% dos votos válidos, contra 18% de Crivella.

O atual prefeito do Rio, entretanto, não está confortável no segundo lugar. Ele é seguido de perto por Martha Rocha (PDT), que tem 13%; e por Benedita da Silva (PT), que tem 10%.

Já o levantamento do Ibope, também deste sábado (14), mostra Benedita da Silva (13% das intenções de voto) numericamente à frente de Martha Rocha (11%). Segundo o instituto, Crivella tem 16% dos votos válidos, e Eduardo Paes, 41%.

3. Curitiba

Pesquisa Ibope para prefeito de Curitiba mostra que a eleição deve terminar no primeiro turno, com a reeleição de Rafael Greca (DEM). O atual prefeito da capital paranaense aparece com 56% dos votos válidos na última pesquisa realizada antes do primeiro turno das eleições. Para ser eleito já no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O levantamento também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum neste primeiro turno. Os três candidatos mais citados foram Fernando Francischini (PSL), que foi lembrado por 36% dos entrevistados; Rafael Greca (DEM), por 20%; e Paulo Opuszka (PT), por 16%. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

4. Belo Horizonte

Na capital mineira, o cenário é favorável para o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), que parece ter garantindo a reeleição no primeiro turno. Segundo o Ibope, ele tem 72% das intenções de voto. Já o Datafolha aponta a vitória de Kalil com 69%.

O candidato do Cidadania, João Vitor Xavier, conseguiu mobilizar apenas 9% dos eleitores entrevistados pela pesquisa Ibope e 11% pelo Datafolha.

A terceira colocação, de acordo com o Datafolha, está embolada: Áurea Carolina (Psol); Bruno Engler (PRTB); Luisa Barreto (PSDB) e Nilmário Miranda (PT) aparecem tecnicamente empatados.

Kalil enfrenta apenas 14% de rejeição entre os eleitores.

5. Porto Alegre

Segundo o Ibope, Manuela D’Ávila (PCdoB) é uma das concorrentes que deve passar para o segundo turno em Porto Alegre. A candidata registrou 40% das intenções de voto, contra 25% do segundo colocado, Sebastião Melo (MDB). Tentando a reeleição, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) registrou 17%.

Nas simulações de segundo turno apresentadas aos entrevistados pelo Ibope, Manuela vence tanto Melo quanto Marchezan. E, numa possível disputa entre Melo e o atual prefeito, o emedemista seria o campeão.

Entre os três melhores colocados, por outro lado, Melo é o que registrou o menor índice de rejeição, de 19%. Manuela enfrenta 38% de rejeição entre os eleitores, e Marchezan, 36%.

6. Recife

No Recife, é João Campos (PSB) que, segundo as pesquisas, está garantido no segundo turno. O candidato tem 34% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha deste sábado (14).

Na disputa pela outra vaga aparecem Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). Eles têm 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

No levantamento do Ibope, Campos tem vantagem ainda maior: segundo o instituto, ele registrou 39% das intenções de voto. Diferentemente da pesquisa do Datafolha, porém, o Ibope apontou Marília Arraes com vantagem no segundo lugar. Nessa pesquisa, Marília tem 26% dos votos válidos, contra 18% de Mendonça Filho (DEM).

7. Salvador

Outra eleição que deve terminar no primeiro turno é a da Salvador. O candidato Bruno Reis (DEM) lidera com folga a disputa à prefeitura da capital baiana, segundo levantamento do Ibope feito a pedido da TV Bahia. Ele aparece com 66% dos votos válidos.

Reis é o atual vice-prefeito de Salvador. O atual prefeito, Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto, não pode mais se reeleger.

Em segundo lugar na disputa está Major Denice Santiago (PT), com 17% dos votos. Os demais candidatos não chegam nem a 10%, cada, de votos válidos.

A rejeição de Bruno Reis também é baixa, de apenas 8% – o que corrobora para sua provável vitória em primeiro turno.

8. Florianópolis

Em Florianópolis, a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (14) aponta que o atual prefeito da cidade, Gean Loureiro (DEM), deve se reeleger com 62% dos votos válidos. A rejeição ao prefeito também é baixa: apenas 14% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A pesquisa foi encomendada pela NSC Comunicação.

Em um eventual segundo turno, simulado pelo Ibope, Loureiro venceria nos dois cenários testados. Ele teria 66% dos votos totais contra 26% de Professor Elson (Psol). Votos brancos e nulos somariam 5%, enquanto 3% não souberam ou não opinaram.

Já num embate com Angela Amin (PP), Loureiro teria 70% e ela, 16%. Os brancos e nulos chegam a 10%. Outros 4% não sabem ou não responderam.

No entanto, são pequenas as chances de que Elson e Angela cheguem ao segundo turno. O professor aparece com apenas 16% dos votos válidos às vésperas da eleição. Angela Amin, que já foi prefeita da cidade de 1997 a 2004, tem somente 9%.

9. Fortaleza

Em Fortaleza, pesquisa Datafolha aponta que o segundo turno deve ser disputado por Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros). Os dois estão tecnicamente empatados, mas Sarto está em vantagem numérica. O candidato do PDT tem 32% dos votos válidos, contra 31% de Capitão Wagner. A candidata do PT, Luizianne Lins, registrou 19% das intenções de voto.

O cenário para o segundo turno parece se consolidar. Os primeiros colocados seguem empatados também no levantamento realizado pelo Ibope, divulgado neste sábado (14). Na pesquisa do instituto, Sarto aparece com 32% dos votos válidos, enquanto Wagner tem 30%. A terceira colocada, Luizianne Lins, registrou 20%.

Nas simulações de segundo turno feitas pelo Ibope, Sarto venceria os dois adversários que mais pontuaram. Ele tem índice de rejeição de 19%.

Já Capitão Wagner só venceria se disputasse com Luizianne Lins. A petista tem a maior rejeição entre os postulantes, com 39%. Wagner é rejeitado por 37% dos entrevistados.

10. Goiânia

A pesquisa Ibope realizada em Goiânia aponta que o segundo turno deve ser entre entre Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD). Os dois estão tecnicamente empatados: Maguito tem 32% das intenções de voto e Vanderlan, 29%. A candidata Delegada Adriana Accorsi (PT) é a terceira colocada, com 16%.

Os dois primeiros colocados também estão empatados no nível de rejeição entre os entrevistados: 13% dos eleitores disseram que não votariam neles de jeito nenhum. Adriana tem rejeição de 21%.

Nas simulações de segundo turno, no entanto, Maguito leva a melhor sobre os adversários e venceria os dois. Já Vanderlan só venceria a disputa contra Delegada Adriana, segundo o Ibope.

Metodologia das pesquisas mencionadas na reportagem

São Paulo

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 2.987 eleitores de São Paulo entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-01587/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-09660/2020.

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.875 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08430/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-02939/2020.

Curitiba

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A. / TV Paranaense, Rede Paranaense (RPC TV), ouviu 805 eleitores de Curitiba entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PR-05712/2020.

Belo Horizonte

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.106 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-08302/2020.
  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.460 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-02582/2020.

Porto Alegre

  • Sob encomenda da RBS TV, o Ibope ouviu 805 eleitores de Porto Alegre entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RS-02998/2020.

Recife

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.750 eleitores do Recife entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-05321/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo e do Jornal do Commercio, o Ibope ouviu 1.106 eleitores do Recife entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-02565/2020.

Salvador

  • Sob encomenda da TV Bahia, o Ibope ouviu 805 eleitores de Salvador entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BA-06193/2020.

Florianópolis

  • Sob encomenda da NSC Comunicação, o Ibope ouviu 805 eleitores de Florianópolis entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SC-00237/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda do jornal O Povo, o Datafolha ouviu 1.460 eleitores de Fortaleza entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-00463/2020.
  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 805 eleitores de Fortaleza entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-07648/2020.

Goiânia

  • Sob encomenda da TV Anhanguera, o Ibope ouviu 602 eleitores de Goiânia entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação GO-03599/2020.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]