• Carregando...
Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) disputam 2º turno no Rio de Janeiro.
Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) disputam 2º turno no Rio de Janeiro.| Foto:

Seja Eduardo Paes (DEM) ou Marcelo Crivella (Republicanos), quem for eleito prefeito do Rio de Janeiro no próximo domingo (29) terá de carregar, pelos próximos quatro anos, as propostas apresentadas ao longo da campanha – inclusive as que estão devidamente registradas nos planos de governo enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a formalização das candidaturas.

E não são poucas as promessas para a capital fluminense, que passa por uma crise financeira que parece não ter fim. Diversas áreas são cobertas pelos candidatos, mas algumas acabam se sobressaindo, especialmente as que afetam o dia a dia da população, como saúde, educação, transporte, emprego e segurança.

A reportagem da Gazeta do Povo selecionou as principais propostas dos dois candidatos que disputam o segundo turno no Rio em cinco áreas. Confira:

Trabalho e geração de renda

O que propões Eduardo Paes

O plano de governo de Paes dá ênfase à geração de emprego e renda para a população que vive nas comunidades. A ideia do candidato é apostar no empreendedorismo e na recuperação da infraestrutura dessas áreas. Para as mulheres, ele propõe uma atenção especial, especialmente às que são chefes de família e estão com dificuldades para retornar ao mercado de trabalho.

O ex-prefeito também pretende investir em um programa de capacitação de jovens e idosos que chegue a 100 mil pessoas. Esse projeto funcionaria em parceria com instituições públicas e privadas, concentrado nos setores de turismo, tecnologia, saúde, audiovisual e construção civil.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella promete criar 100 mil novos empregos diretos a partir de obras de infraestrutura ligadas ao saneamento básico e à despoluição de lagoas e rios. A criação desses postos de trabalho dependeria de convênios com o governo federal para o repasse de recursos para as obras.

Outra proposta do atual prefeito é fomentar a economia criativa, com incentivos para pequenos e micro empresários. Crivella promete carência de até um ano para iniciar o pagamento de aluguel em edifícios desocupados que pertencem à Prefeitura, e também preços mais competitivos em imóveis públicos nos bairros.

Educação

O que propões Eduardo Paes

O principal objetivo de Paes é reduzir a disparidade de qualidade entre a educação pública e a privada. Para isso, o candidato promete a contratação de 3 mil professores até 2022, com o objetivo de diminuir o número de alunos por turma e permitir que todas as disciplinas tenham profissionais de ensino de maneira equilibrada.

Além disso, Paes propõe a expansão do ensino em tempo integral para 100 mil novos alunos até 2024, adicionando um “currículo inovador”, com aulas de cidadania, incluindo “promoção do civismo, do respeito ao próximo e da proteção do patrimônio/espaço público”.

Um programa paralelo que o ex-prefeito pretende implementar é o Conect@dos, para viabilizar o acesso remoto para todos os alunos da rede municipal até 2022, com equipamentos e internet móvel.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella aposta no programa Escola Digital para mudar a educação no Rio de Janeiro. Segundo o plano de governo, isso significa implantar a “escola do século XXI”, com serviços acessíveis a alunos, pais e professores em qualquer plataforma, como celular, computador, tablet ou televisão.

Para implantar o Escola Digital, o candidato promete distribuir notebooks com acesso à internet para todos os alunos e professores ainda no primeiro ano de mandato.

Com isso, Crivella pretende chegar a 100% das escolas com tempo integral em um sistema híbrido, com parte do tempo presencial e o restante de forma remota, com um “kit lanche” que o aluno pode levar para casa.

Saúde

O que propões Eduardo Paes

O ex-prefeito propõe investimentos em recursos humanos para resolver os problemas da da saúde no Rio. No primeiro ano de mandato ele promete a contratação de mil médicos e 5 mil profissionais para atender nos hospitais, UPAs e Clínicas da Família.

Além disso, Paes pretende criar plano de carreira, cargos e salários para o pessoal da saúde, e treinar 2 mil profissionais por ano.

Os profissionais seriam deslocados também para novas 21 clínicas de especialidades propostas pelo candidato e 13 centros de diagnósticos. Esses novos estabelecimentos são prometidos até o final de 2023.

O que propõe Marcelo Crivella

Assim como na educação, Crivella propõe a digitalização do sistema de saúde da cidade com a criação do programa Saúde Digital, que deve sistematizar dados e informações relacionados ao tema.

No Saúde Digital, segundo o plano de governo do candidato, haverá a implementação de prontuários eletrônicos e os usuários do sistema municipal de saúde terão acesso a uma plataforma virtual de atendimento.

Uma outra proposta nessa área é firmar parcerias com o setor privado para que pacientes da rede municipal sejam atendidos em clínicas particulares com pagamento pela tabela do SUS.

Segurança

O que propõe Eduardo Paes

O programa de governo de Paes para a segurança dá prioridade aos profissionais da Guarda Municipal. A promessa é qualificar os guardas e introduzir até 2022 um sistema de premiação de acordo com a produtividade e desempenho individuais.

O candidato também propõe a criação de um grupo de elite da Guarda Municipal para reduzir em 20%, até o final de 2023, os crimes em áreas de grande atividade comercial e elevado fluxo de pessoas. Esse grupo usaria armas letais.

O que propõe Marcelo Crivella

Crivella também aposta na Guarda Municipal para melhorar a segurança no Rio. Além de aumentar o efetivo com egressos das Forças Armadas para trabalharem de forma temporária, ele pretende melhorar o treinamento dos guardas.

O prefeito propõe, ainda, capacitar os profissionais da Guarda Municipal para usarem arma de fogo para “proteger cidadãos, bens, serviços e instalações da Cidade do Rio de Janeiro”.

Transporte

O que propõe Eduardo Paes

Criado em 2012 na gestão de Paes na Prefeitura do Rio, o BRT é o foco das atenções do candidato. Ele pretende reabrir estações que foram fechadas e aumentar a frota de veículos para diminuir a espera dos usuários e a lotação.

Ainda em relação ao BRT, Paes promete concluir o BRT Transbrasil e colocá-lo em funcionamento até o final de 2022 – esse corredor faz a ligação entre Deodoro e o centro da cidade.

Além dos BRTs, Paes garante pelo menos 80% dos ônibus com ar-condicionado até 2023, e a integração tarifária de todo o sistema de transporte, incluindo BRT, VLT, ônibus, trem, metrô e barca.

O que propõe Marcelo Crivella

O plano de governo de Crivella dá atenção ao uso de bicicletas como modal de transporte. A promessa é elaborar um Plano Diretor Cicloviário e, no período do mandato, implantar cerca de 30% das ações previstas neste documento.

Outro ponto que o candidato prioriza é uso de táxis, com uma política pública de estímulo para esse tipo de transporte, incluindo a geração de créditos aos usuários do aplicativo taxi.rio para serem usados em outros serviços da cidade, como estacionamento rotativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]