• Carregando...
Urna eletrônica
Segundo turno está marcado para 29 de novembro| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O resultado do primeiro turno das eleições municipais, realizado no último dia 15 de novembro, revela que, considerando todas as prefeituras do país, partidos tradicionais, como PT, PSDB e MDB, encolheram nas eleições de 2020. Já DEM, PP, PSD e Republicanos foram os que mais cresceram em número de prefeitos eleitos.

Os dados são relativos a 5.400 municípios brasileiros. Destes, 57 ainda não têm prefeito definido, pois a disputa avançou ao segundo turno – esses municípios não aparecem nos gráficos abaixo. Outros 113 não foram incluídos no levantamento porque ainda não haviam concluído a apuração no momento da coleta dos dados, na segunda-feira (16).

O balanço aponta que o MDB continua sendo a legenda com mais prefeituras: o partido conquistou 774 municípios em 2020. Na comparação com 2016, entretanto, a legenda encolheu: na eleição anterior, emedebistas haviam saído vencedores em 1.046 prefeituras.

O mesmo ocorreu com o PSDB. Em 2016, o partido era o segundo em número de prefeituras, com 804 municípios sob o comando de seus integrantes. Neste ano, o número caiu para 512 – o que levou a legenda à quarta colocação em número de prefeituras.

Para o PT, por sua vez, a situação ficou ainda mais dramática com as eleições de 2020. O partido já vinha do que a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, classificou como uma "dura derrota eleitoral" em 2016: o PT saiu de 638 prefeituras para apenas 256 em 2016. Em 2020, considerando os municípios em que já houve definição no primeiro turno, o partido irá comandar, apenas, 179 prefeituras.

A tendência de queda também apareceu em outras legendas de esquerda, como PSB (-159 prefeituras), PCdoB (-36) e PDT (-22).

Na direção oposta, partidos do chamado Centrão, como PP, PSD e Republicanos, cresceram: o PP, por exemplo, conquistou mais 183 prefeituras em 2020 (passando de 498 municípios em 2016 para 681 em 2020). A legenda que mais cresceu foi o DEM, que saltou de 271 prefeituras para 459 neste ano.

Considerando o número de pessoas governadas pelos partidos, a tendência se mantém, à exceção do PSDB. Apesar de candidatos do partido terem vencido em número menor de prefeituras em 2020, na comparação com 2016, eles ganharam em municípios populosos, o que garante um número maior de pessoas governadas por tucanos do que por integrantes do PP, por exemplo.

Nas cidades maiores, PSDB e MDB foram os que mais ganharam no primeiro turno

O balanço de ganhadores e perdedores das eleições de 2020, porém, não pode desconsiderar os resultados em cidades de maior porte e nas capitais. Nas 95 cidades que têm mais de 200 mil eleitores – nas quais a legislação prevê a realização de segundo turno, se necessário –, PSDB e MDB foram os partidos que mais conquistaram prefeituras, considerando as cidades em que a eleição já foi definida. Além disso, os dois partidos têm candidatos no segundo turno em 16 e 12 municípios, respectivamente.

O PT, por sua vez, seguiu na disputa pela prefeitura em 15 dos municípios com mais de 200 mil eleitores, mas não conquistou nenhuma dessas cidades no primeiro turno.

Já considerando as capitais, os resultados até agora mostram o DEM como um dos grandes vencedores da eleição. O partido conquistou três capitais: Salvador, Curitiba e Florianópolis. O PSDB, por sua vez, já tem Natal e Palmas, enquanto o PSD conquistou Belo Horizonte e Campo Grande.

O cenário ficará completo no dia 29 de novembro, com a realização do segundo turno. Nas maiores cidades do país, São Paulo e Rio, a disputa está entre candidatos do PSDB (Bruno Covas), Psol (Guilherme Boulos), DEM (Eduardo Paes) e Republicanos (Marcelo Crivella).

Já o Recife é uma capital em que, com certeza, o novo prefeito será de esquerda: a disputa ocorre, agora, entre Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]