• Carregando...
João Campos (PSB) foi eleito prefeito de Recife.
João Campos (PSB) foi eleito prefeito de Recife.| Foto:

João Campos (PSB) é o novo prefeito de Recife. Ele derrotou Marília Arraes (PT) e foi eleito com 56,27% dos votos válidos. O resultado do segundo turno realizado neste domingo (29) saiu às 19h03 com 100% das urnas apuradas. Marília Arraes conseguiu 43,73% dos votos válidos.

João Campos é deputado federal por Pernambuco, exercendo seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2018, quando concorreu pela primeira vez nas eleições, foi o deputado mais votado do estado, obtendo 460.387 votos.

Ele tem 27 anos e se torna o prefeito mais jovem de todas as capitais brasileiras. João vai suceder Geraldo Júlio (PSB), que encerra dois mandatos à frente da Prefeitura do Recife. Junto com ele assume a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).

João foi capaz de manter a liderança conquistada no primeiro turno, em que teve 29,17% dos válidos, contra os 27,95% de Marília. Na primeira pesquisa Datafolha realizada no segundo turno, a petista aparecia na liderança com 55% dos votos válidos, enquanto João tinha 45%. Mas ao longo das duas semanas de campanha até a eleição deste domingo, as pesquisas mostravam um cenário incerto.

A corrida eleitoral pela capital pernambucana no segundo turno foi assunto de família, com a disputa entre primos em segundo grau. Com a vitória, João Campos consolida o poder do clã Campos na capital do estado e se projeta de vez como o principal nome da família, abalada após o pai dele, Eduardo Campos, morrer em um acidente aéreo durante campanha presidencial de 2014.

Até 2016, Marília estava ao lado de João no PSB. Disputas internas de poder, especialmente privilegiando o clã Campos, fizeram com que ela deixasse o partido e se transferisse para o PT. Na época, ao se despedir do PSB, foi crítica com o primo e com mais integrantes da família. "Atitudes bajulatórias, principalmente para com a família Campos e os que gravitam em torno dela, tornaram-se praxe entre os integrantes do PSB", escreveu em carta de despedida.

Quatro anos mais tarde, os dois acabaram se enfrentando diretamente. Os dois são primos em segundo grau e carregam o legado de Miguel Arraes, ex-governador do Pernambuco e liderança política no Nordeste. João é bisneto de Arraes e Marília é neta.

Metodologia da pesquisa citada na reportagem

Sob encomenda da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo, o Datafolha entrevistou 924 eleitores do Recife entre os dias 17 e 18 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-06761/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]