• Carregando...
Vista de Salvador (BA)
Bruno Reis, candidato de ACM Neto, é hoje vice-prefeito em Salvador.| Foto: Igor Santhz/Prefeitura de Salvador

Com nove candidatos à prefeitura em 2020, as eleições em Salvador podem servir como um laboratório para o próximo pleito presidencial. O candidato da situação, Bruno Reis (DEM) – hoje vice-prefeito da capital baiana –, formou chapa tendo como vice Ana Paula Matos, do PDT. Se bem sucedida, a aliança entre os dois partidos é considerada uma alternativa para as eleições em 2022, e abriria espaço para o apoio do Democratas a uma possível candidatura de Ciro Gomes (PDT) a presidente.

Bruno Reis tenta se projetar junto ao eleitorado soteropolitano a partir da popularidade do atual prefeito, Antônio Carlos Magalhães Neto. À direita, ele enfrenta Cezar Leite (PRTB) – que se diz o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no pleito municipal – e o deputado deferal Pastor Sargento Isidório, do Avante.

Também concorre o atual deputado federal Bacelar (Podemos), que já foi vereador em Salvador por quatro legislaturas, além de deputado estadual por dois mandatos. Bacelar exerceu, ainda, o cargo de secretário de Educação na capital. Ele é presidente do Podemos na Bahia.

Candidatas mulheres são destaque na esquerda em Salvador

O PT, por sua vez, terá como concorrente Major Denice Santiago, policial militar fundadora da Ronda Maria da Penha. As eleições de 2020 serão as primeiras da candidata.

Olívia Santana, do PCdoB, tem experiência na política: aos 53 anos, ela já foi vereadora por Salvador e atuou como secretária de Educação municipal. Hoje deputada estadual, Olívia tem atuação no movimento negro e é coordenadora nacional do PCdoB.

Pelo PSOL concorre Hilton Coelho, deputado estadual em primeiro mandato. Ele também já foi vereador em Salvador, e é ativista dos direitos humanos.

Completam a lista de candidatos em Salvador o apresentador de televisão Celsinho Cotrim (Pros) – que terá o ex-boxeador Popó Freitas como vice; e Rodrigo Pereira, do PCO.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]