• Carregando...
Bolsonaro e Crivella gravaram um vídeo para reforçar a campanha de reeleição à prefeitura do Rio.
Bolsonaro e Crivella gravaram um vídeo para reforçar a campanha de reeleição à prefeitura do Rio.| Foto: Divulgação

Os dois candidatos que receberam apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) são os que têm as maiores rejeições entre os eleitores nas duas maiores cidades do país, de acordo com dados das pesquisas do Ibope divulgadas na sexta-feira (30) no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 38% dos entrevistados paulistanos citaram Celso Russomano (Republicanos). A segunda maior rejeição é a de Joice Hasselmann (PSL), com 26%. Na sequência aparecem Guilherme Boulos (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB), ambos rejeitados por 22% dos entrevistados. Bruno Covas (PSDB) tem a rejeição de 20% dos eleitores, segundo a pesquisa.

Já entre os cariocas, 55% disseram que não votariam de jeito nenhum em Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição. A segunda maior rejeição é a de Benedita da Silva (PT), que foi citada por 29% dos entrevistados. Eduardo Paes (DEM) é rejeitado por 28% dos entrevistados, seguido por Clarissa Garotinho (PROS), com 27%, Cyro Garcia (PSTU) com 13%, Marta Rocha (PDT), que é rejeitada por 11% dos entrevistados, e Luiz Lima (PSL), como rejeição de 10%.

Bolsonaro declarou apoio a Russomano e Crivella durante live

Na última quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou os primeiros minutos da tradicional live semanal para declarar seu apoio para vários candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020 em diversas cidades do Brasil. Dentre eles foram citados os candidatos para a prefeitura de São Paulo, Celso Russomano e do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

“Celso Russomano em São Paulo. Eu conheço há muito tempo. Foi deputado federal comigo. Eu sou capitão do exército e ele é tenente da Aeronáutica. Então um capitão do Brasil e um tenente na prefeitura de São Paulo. Celso Russomano é a minha pedida para a cidade. Quem não escolheu ainda e puder escolher, a gente agradece” sugeriu Bolsonaro.

Já com relação ao apoio para Crivella, o presidente foi um pouco mais cauteloso e, mesmo pedindo voto, não deixou de lembrar a polêmica administração na capital carioca, repetindo o mesmo discurso. “Um nome que dá polêmica, porque o Rio de Janeiro sempre é polêmico, né? Estou com o Crivella. Conheço ele há muito tempo. Foi deputado federal comigo, depois foi senador, prefeito. Foi tenente do exército. Estou pedindo voto aqui pela administração lá no Rio de Janeiro.", disse o presidente da República.

Bolsonaro também falou sobre alguns concorrentes na disputa pela capital fluminense. "Sabemos que tem mais dois nomes concorrendo. Uma que é de um partido X, que o tal do Ciro Gomes falou que se ela ganhar será chefe da Casa Civil do governo. Terrível, né?”, (se referindo a Martha Rocha, do PDT). E outro vocês conhecem também. Não quero tecer críticas. É um bom administrador. (sobre Eduardo Paes, do DEM). Mas, eu fico com o Crivella", afirmou o presidente.

Metodologia das pesquisas Ibope citadas

Sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01331/2020.

No Rio de Janeiro, sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores da cidade entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09598/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]