• Carregando...

Eleições 2020 já ficaram marcadas pela demora na totalização dos votos no TSE; balanço do resultado aponta crescimento de partidos tradicionais e de centro

O resultado das eleições 2020 até o momento aponta para uma tendência: partidos tradicionais e de centro foram eleitos em primeiro turno ou foram para o segundo em boa parte delas. E partidos de esquerda ficaram vivos em parte das disputas de segundo turno.

Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro tem pouco o que celebrar neste primeiro turno. A maior parte dos candidatos apoiados por ele e por sua família não teve bons resultados, seja para prefeituras ou câmaras municipais. De 13 candidatos a prefeituras apoiados por Bolsonaro, mais da metade (oito) perdeu a eleição. E apenas cinco foram eleitos em primeiro turno ou continuam na disputa do segundo turno.

Mas, para além do balanço do resultado, as eleições 2020 já ficaram marcadas pelos problemas técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os principais foram a lentidão na apuração do resultado, as falhas na justificativa on-line do aplicativo e-Título e uma tentativa de ataque hacker para tirar do ar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum dos contratempos prejudicou ou interferiu no resultado das eleições, garantiu o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. Mesmo assim, políticos já usaram as falhas técnicas para levantar insinuações e teorias sobre a credibilidade das eleições.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, as jornalistas Giulia Fontes e Kelli Kadanus, da Gazeta do Povo, fazem um balanço do primeiro turno das eleições.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]