• Carregando...
Quais partidos irão governar as maiores populações a partir de 2021
| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Os resultados das eleições de 2020 apontam que, apesar de terem encolhido na comparação com 2016, o MDB e o PSDB são os partidos que irão governar as maiores populações a partir do ano que vem. Em número absoluto de prefeituras, o MDB é líder (conquistou 782 Executivos municipais), enquanto o PSDB está em quarto lugar (com 519 prefeituras).

No caso dessas duas legendas, portanto, houve queda no número absoluto de prefeituras conquistadas (-264 para o MDB, e -285 para o PSDB) mas, ainda assim, representantes desses partidos comandam cidades populosas. Os dois foram os partidos que mais venceram em capitais (5 foram conquistadas pelo MDB e 4 pelo PSDB) e em cidades com mais de 200 mil eleitores (17 são do PSDB e 16, do MDB).

Também conquistaram as prefeituras de cidades populosas partidos de centro, como DEM, PSD e PP. Os três estão entre os cinco partidos que mais venceram as eleições para prefeito em 2020: conquistaram 464, 654 e 683 prefeituras, respectivamente.

Sobe e desce dos partidos

Outro partido de centro, o PL, teve aumento no número de prefeituras comandadas, mas conquistou cidades menores. O partido irá comandar 341 Executivos em 2021, contra 299 conquistados na eleição passada. Fenômeno semelhante aconteceu com PSL, Avante e Podemos – que cresceram, mas tiveram vitórias em municípios menores. O PSL, por exemplo, não venceu em nenhuma cidade com mais de 200 mil eleitores.

Já partidos como o PDT e o PSB conquistaram cidades relativamente populosas, mas tiveram queda no número de prefeituras conquistadas entre 2016 e 2020. Um caso emblemático é o do PT: o partido regrediu e, pela primeira vez na história, não comandará nenhuma capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]