i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Prefeituras

Quais partidos irão governar as maiores populações a partir de 2021

  • 30/11/2020 08:40
Quais partidos irão governar as maiores populações a partir de 2021
| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Os resultados das eleições de 2020 apontam que, apesar de terem encolhido na comparação com 2016, o MDB e o PSDB são os partidos que irão governar as maiores populações a partir do ano que vem. Em número absoluto de prefeituras, o MDB é líder (conquistou 782 Executivos municipais), enquanto o PSDB está em quarto lugar (com 519 prefeituras).

No caso dessas duas legendas, portanto, houve queda no número absoluto de prefeituras conquistadas (-264 para o MDB, e -285 para o PSDB) mas, ainda assim, representantes desses partidos comandam cidades populosas. Os dois foram os partidos que mais venceram em capitais (5 foram conquistadas pelo MDB e 4 pelo PSDB) e em cidades com mais de 200 mil eleitores (17 são do PSDB e 16, do MDB).

Também conquistaram as prefeituras de cidades populosas partidos de centro, como DEM, PSD e PP. Os três estão entre os cinco partidos que mais venceram as eleições para prefeito em 2020: conquistaram 464, 654 e 683 prefeituras, respectivamente.

Sobe e desce dos partidos

Outro partido de centro, o PL, teve aumento no número de prefeituras comandadas, mas conquistou cidades menores. O partido irá comandar 341 Executivos em 2021, contra 299 conquistados na eleição passada. Fenômeno semelhante aconteceu com PSL, Avante e Podemos – que cresceram, mas tiveram vitórias em municípios menores. O PSL, por exemplo, não venceu em nenhuma cidade com mais de 200 mil eleitores.

Já partidos como o PDT e o PSB conquistaram cidades relativamente populosas, mas tiveram queda no número de prefeituras conquistadas entre 2016 e 2020. Um caso emblemático é o do PT: o partido regrediu e, pela primeira vez na história, não comandará nenhuma capital.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Doc

    ± 0 minutos

    Com esses resultados Bolsonaro já está eleito para 2022 Com a qualidade dos prefeitos e governadores atuais e antigos desses partidos velhos , de caciques sem qualquer moral ou ética e o comportamento diante da Pandemia , a maior propaganda para o Bolsonaro , será o fracasso das administrações desses partidos até as eleições. Deus escreve certo por linhas tortas .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fábio Murakami

      ± 2 horas

      Pontos positivos: grandes perdendo poder e maior diversidade de partidos . Ponto negativo: não sei no que PP, mdb ou psd defendem. Todos partidos de centro sem ideologia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.