• Carregando...
Benedita da Silva, candidata a prefeito do Rio pelo PT em 2020
Benedita da Silva, candidata a prefeita do Rio pelo PT em 2020.| Foto: Câmara dos Deputados.

Benedita da Silva é a candidata à prefeitura do Rio pelo PT. Ela tem como vice na chapa a Enfermeira Rejane do PCdoB, que retirou a candidatura para apoiar a petista.

Benedita, 58, nasceu no Rio e é a primeira senadora negra do Brasil. Entre suas lutas está a causa feminista. Filha de lavadeira e de pedreiro e lavador de carros, ela tem 14 irmãos e cresceu na favela do Chapéu-Mangueira, no Leme.

Na infância, vendeu limões e amendoins pelas ruas da cidade e na adolescência foi trabalhar como tecelã em uma fábrica de tecidos. Em 1968 se converteu ao evangelismo, no seguimento Assembléia de Deus.

Ao mesmo tempo que trabalhava como faxineira, se formou como auxiliar de enfermagem e em seguida num curso de serviço social. Em 1982, se elegeu vereadora pelo PT. Foi deputada, senadora e vice-governadora do Rio em 1998.

Ela criou delegacias especiais para apurar crimes raciais, cota mínima em instituições de ensino superior, obrigatoriedade do quesito etnia em documentos oficiais, assinou a lei contra o assédio e a favor dos direitos trabalhistas extensivos às empregadas domésticas.

No atual mandato de deputada federal, Benedita conseguiu aprovar a lei Aldir Blanc e também, graças a consulta que fez ao TSE, teve reconhecido o direto das candidatas e candidatos negros ao financiamento e tempo de propaganda proporcional, abrindo caminho para a maior representatividade para a população negra.

Sua vice, a Enfermeira Rejane de Almeida é engajada nas lutas da enfermagem desde a universidade. Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela está no terceiro mandato como deputada estadual no Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]