i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições municipais

Benedita da Silva (PT): candidata a prefeita do Rio de Janeiro | Eleições 2020

  • PorGazeta do Povo
  • 17/09/2020 11:36
Benedita da Silva, candidata a prefeito do Rio pelo PT em 2020
Benedita da Silva, candidata a prefeita do Rio pelo PT em 2020.| Foto: Câmara dos Deputados.

Benedita da Silva é a candidata à prefeitura do Rio pelo PT. Ela tem como vice na chapa a Enfermeira Rejane do PCdoB, que retirou a candidatura para apoiar a petista.

Benedita, 58, nasceu no Rio e é a primeira senadora negra do Brasil. Entre suas lutas está a causa feminista. Filha de lavadeira e de pedreiro e lavador de carros, ela tem 14 irmãos e cresceu na favela do Chapéu-Mangueira, no Leme.

Na infância, vendeu limões e amendoins pelas ruas da cidade e na adolescência foi trabalhar como tecelã em uma fábrica de tecidos. Em 1968 se converteu ao evangelismo, no seguimento Assembléia de Deus.

Ao mesmo tempo que trabalhava como faxineira, se formou como auxiliar de enfermagem e em seguida num curso de serviço social. Em 1982, se elegeu vereadora pelo PT. Foi deputada, senadora e vice-governadora do Rio em 1998.

Ela criou delegacias especiais para apurar crimes raciais, cota mínima em instituições de ensino superior, obrigatoriedade do quesito etnia em documentos oficiais, assinou a lei contra o assédio e a favor dos direitos trabalhistas extensivos às empregadas domésticas.

No atual mandato de deputada federal, Benedita conseguiu aprovar a lei Aldir Blanc e também, graças a consulta que fez ao TSE, teve reconhecido o direto das candidatas e candidatos negros ao financiamento e tempo de propaganda proporcional, abrindo caminho para a maior representatividade para a população negra.

Sua vice, a Enfermeira Rejane de Almeida é engajada nas lutas da enfermagem desde a universidade. Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela está no terceiro mandato como deputada estadual no Rio.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.