• Carregando...
Clarissa Garotinho, candidata a prefeita do Rio de Janeiro pelo PROS
Clarissa Garotinho, candidata a prefeita do Rio de Janeiro pelo PROS| Foto: Câmara dos Deputados

Clarissa Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira é a candidata do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) à prefeitura do Rio de Janeiro. O vice é Jorge Coutinho, também do Pros. Ela é filha dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, presos no ano passado no âmbito da Lava Jato.

Natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está em seu segundo mandato na Câmara de Deputados e integra a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa.

Jornalista, formada pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), atuou em várias emissoras de rádio e iniciou cedo a carreira política. Foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) aos 20 anos, vereadora mais jovem da capital aos 26, deputada estadual mais votada aos 28; deputada federal mais votada no Brasil aos 31 anos, reeleita aos 35, segundo a biografia oficial da candidata.

Na Câmara Municipal, foi coautora do Plano Diretor do Rio e do código de ética para os vereadores. Também propôs a redução do recesso na Câmara Municipal de 90 para 45 dias. Foi autora ainda da proposta que reservou parte dos recursos destinados à revitalização da zona portuária para recuperação de prédios históricos.

Durante um ano comandou a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura do Rio, em 2017, mas rompeu com o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

Como deputada federal, no ano passado, apresentou a PEC da Recuperação, que pode compensar o Rio pela perda da condição de capital e posterior fusão com o antigo Estado do Rio, movimentos que, segundo ela, estão na raiz dos problemas que levaram o estado à atual crise econômica e social.

Clarissa é casada com o empresário Marcos Alvit e tem dois filhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]