• Carregando...
Eduardo Paes é o candidato do DEM a prefeitura do Rio de Janeiro.
Eduardo Paes é o candidato do DEM a prefeitura do Rio de Janeiro.| Foto: J.P. Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro

Eduardo Paes foi prefeito do Rio de Janeiro por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2017. É formado em direito, foi vereador (1996 a 1999), deputado federal (1999 a 2007). Também atuou como secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro (2007 a 2008), na gestão de Sérgio Cabral. Em 2018, Paes se candidatou ao governo do estado, mas perdeu para o Wilson Witzel (PSC) no segundo turno.

O vice escolhido para compor a chapa é Nilton Caldeira (PL). Caldeira foi subsecretário de Desenvolvimento Social na gestão de Cesar Maia. Atualmente ele é adjunto da presidência do Inea (Instituto Estadual do Ambiente, da Secretaria Estadual do Ambiente).

Investigação

Paes virou réu por crimes de corrupção, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro e no dia 8 de setembro sua casa foi alvo de busca e apreensão. Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito recebeu cerca de R$ 10,8 milhões em propinas de executivos da empreiteira Odebrecht entre junho e setembro de 2012.

De acordo com a Promotoria, os valores tinham como intuito custear a campanha de reeleição do político e chegaram até ele por meio de dois operadores, que receberam 18 entregas de dinheiro efetuadas por uma transportadora de valores registradas com recibos e guias. O ex-prefeito classificou a operação contra ele como uma "tentativa clara de interferência do processo eleitoral".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]