• Carregando...
Marcelo Crivella
Marcelo Crivella, atual prefeito do Rio, candidato a reeleição pelo Republicanos.| Foto: Arquivo

Marcelo Crivella é o atual prefeito do Rio de Janeiro. Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), de Edir Macedo, tem 62 anos e é engenheiro por formação. A chapa terá como vice a tenente-coronel Andréa Firmo, primeira mulher a comandar uma base militar em missão da Organização das Nações Unidas (ONU).

No final de setembro, Crivella foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O prefeito, entretanto, já tem a chapa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ainda pode recorrer. Enquanto isso, segue como candidato.

Antes de comandar o Executivo municipal, Crivella foi eleito senador por dois mandatos, nos pleitos de 2002 e de 2010. Também atuou como ministro da Pesca entre 2012 e 2014 no governo de Dilma Rousseff (PT). Tentou se eleger governador do estado do Rio de Janeiro em 2006 e 2014, mas sem sucesso.

Crivella deve contar com o apoio de sete partidos para a reeleição: Patriota, Progressista, Solidariedade, Podemos, PMN, PTC e PRTB.

Investigação

Crivella foi alvo no dia 10 de setembro de uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e da Polícia Civil por suspeita de corrupção em contratos da prefeitura. A operação é um desdobramento da Operação Hades, deflagrada em março, que investiga um suposto "QG da Propina" na prefeitura.

Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão na residência do prefeito, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e no Palácio da Cidade, uma das sedes da prefeitura. O telefone celular de Crivella foi apreendido na ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]