i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Perfil

Marcelo Crivella (Republicanos): candidato a prefeito do Rio de Janeiro | Eleições 2020

  • PorGazeta do Povo
  • 10/09/2020 19:11
  • Atualizado em 24/09/2020 às 16:08
Marcelo Crivella
Marcelo Crivella, atual prefeito do Rio, candidato a reeleição pelo Republicanos.| Foto: Arquivo

Marcelo Crivella é o atual prefeito do Rio de Janeiro. Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), de Edir Macedo, tem 62 anos e é engenheiro por formação. A chapa terá como vice a tenente-coronel Andréa Firmo, primeira mulher a comandar uma base militar em missão da Organização das Nações Unidas (ONU).

No final de setembro, Crivella foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O prefeito, entretanto, já tem a chapa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ainda pode recorrer. Enquanto isso, segue como candidato.

Antes de comandar o Executivo municipal, Crivella foi eleito senador por dois mandatos, nos pleitos de 2002 e de 2010. Também atuou como ministro da Pesca entre 2012 e 2014 no governo de Dilma Rousseff (PT). Tentou se eleger governador do estado do Rio de Janeiro em 2006 e 2014, mas sem sucesso.

Crivella deve contar com o apoio de sete partidos para a reeleição: Patriota, Progressista, Solidariedade, Podemos, PMN, PTC e PRTB.

Investigação

Crivella foi alvo no dia 10 de setembro de uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e da Polícia Civil por suspeita de corrupção em contratos da prefeitura. A operação é um desdobramento da Operação Hades, deflagrada em março, que investiga um suposto "QG da Propina" na prefeitura.

Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão na residência do prefeito, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e no Palácio da Cidade, uma das sedes da prefeitura. O telefone celular de Crivella foi apreendido na ação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.