• Carregando...

Para obter o título de eleitor pela primeira vez, a pessoa deve fazer a solicitação no cartório eleitoral do seu município e cumprir os pré-requisitos de idade mínima.

O que você precisa levar

Para fazer o título é preciso levar ao cartório eleitoral:

  • a carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento – a exigência é um documento oficial de identidade em que conste o nome dos pais e a nacionalidade brasileira, por isso, a carteira de motorista não pode ser usada.
  • um comprovante de residência original emitido nos três meses anteriores e comprovante de quitação do serviço militar, exigido para homens com idade entre 18 e 45 anos. O título de eleitor fica pronto na hora.

Prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor

O documento pode ser solicitado em qualquer período, mas em anos com eleição a regra é diferente. Só são emitidos os títulos solicitados até 151 dias antes da eleição. Em 2020, o último dia para alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral é 6 de maio. Veja aqui todas as datas e prazos do Calendário Eleitoral.

Agendamento pela internet

Esse processo pode ser agilizado com um pré-atendimento online, o Título Net. Ali, é possível preencher as informações básicas para agendar um horário de atendimento na Justiça Eleitoral ou comparecer a uma unidade em até cinco dias corridos após o requerimento. O objetivo desse serviço é apenas agilizar o atendimento do eleitor.

Quanto custa tirar a segunda via do título de eleitor?

A emissão do título de eleitor, quer seja primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais.

Veja também: Tudo sobre as Eleições 2020

Como consultar o título de eleitor pela internet?

O site do TSE permite a consulta online do número de eleitor. Basta inserir o seu nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento para descobrir o número do título de eleitor ("inscrição") e o seu local de votação.

Veja também: como transferir o título eleitoral

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]