i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Qual o prazo para fazer cadastramento biométrico nas eleições 2020?

  • PorGazeta do Povo
  • 28/11/2019 18:36
Qual o prazo para fazer cadastramento biométrico nas eleições 2020?
| Foto:

O processo de cadastramento biométrico encerra em março de 2020. Para fazer a atualização de cadastro é preciso ir até um cartório eleitoral com o documento oficial com foto e o comprovante de residência. Cada município tem um prazo máximo diferente para que a população faça o cadastramento, é possível conferir as datas no site do Tribunal Superior Eleitoral.

O objetivo para se coletar as impressões digitais é ajudar a evitar fraudes, como um eleitor se passar por outro durante a votação ou alguém ter vários títulos de eleitor. O material fica armazenado em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Se caso o eleitor não for ao Tribunal Superior Eleitoral antes do prazo final estabelecido pela sua cidade, ele pode ter o título cancelado. Com isso, ele pode não conseguir obter serviços como tirar passaporte ou a identidade e fica impedido também de se inscrever em concursos públicos.

A Justiça Eleitoral quer cadastrar todos os brasileiros até a Eleição de 2022, mas até agora a biometria só chegou a 90 milhões de brasileiros. Estados como Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins já tem 100% do eleitorado cadastrados, além do Distrito Federal. Entretanto, os dois maiores estados do país Rio de Janeiro e São Paulo têm somente 55,59% e 64,29%, respectivamente, da população cadastrada.

Veja também: Tudo sobre as Eleições 2020

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.