• Carregando...
Qual o prazo para fazer cadastramento biométrico nas eleições 2020?
| Foto:

O processo de cadastramento biométrico encerra em março de 2020. Para fazer a atualização de cadastro é preciso ir até um cartório eleitoral com o documento oficial com foto e o comprovante de residência. Cada município tem um prazo máximo diferente para que a população faça o cadastramento, é possível conferir as datas no site do Tribunal Superior Eleitoral.

O objetivo para se coletar as impressões digitais é ajudar a evitar fraudes, como um eleitor se passar por outro durante a votação ou alguém ter vários títulos de eleitor. O material fica armazenado em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Se caso o eleitor não for ao Tribunal Superior Eleitoral antes do prazo final estabelecido pela sua cidade, ele pode ter o título cancelado. Com isso, ele pode não conseguir obter serviços como tirar passaporte ou a identidade e fica impedido também de se inscrever em concursos públicos.

A Justiça Eleitoral quer cadastrar todos os brasileiros até a Eleição de 2022, mas até agora a biometria só chegou a 90 milhões de brasileiros. Estados como Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins já tem 100% do eleitorado cadastrados, além do Distrito Federal. Entretanto, os dois maiores estados do país Rio de Janeiro e São Paulo têm somente 55,59% e 64,29%, respectivamente, da população cadastrada.

Veja também: Tudo sobre as Eleições 2020

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]