• Carregando...
Quanto ganha um vereador?
| Foto:

O salário do cargo de vereador tem como teto o valor de R$ 18.991,68, entretanto pode variar de acordo com o município. O inciso VI, do art. 29, da Constituição Federal determina que a remuneração de um vereador depende tanto do salário de um deputado estadual, quanto do tamanho do município.

Conforme o município, o salário do vereador pode variar entre 20% a 75% do de um deputado estadual, que por sua vez tem como base o salário do deputado federal. Hoje um deputado estadual ganha R$ 25,3 mil mensais, tirando os auxílios, que equivale a 75% da remuneração de um deputado federal.

Além de salário, o vereador também recebe gratificações que podem chegar a 80% do salário, dependendo do município, assim como verbas indenizatórias (gastos com passagens, combustível, segurança, entre outros) e de gabinete, que servem para a contratação de assessores, despesas gráficas e de telefone.

Veja o valor do salário dos vereadores em todas as capitais.

Qual a quantidade de vereadores por municípios?

O número de vereadores eleitos por cidade varia de acordo com a população. A quantidade de vereadores por Câmara Municipal é de no mínimo nove e no máximo 55. Municípios de até um milhão de habitantes podem ter de nove a 20 vereadores. Os com mais de um milhão e menos de cinco milhões têm entre 33 a 41. Já os municípios com mais de cinco milhões de habitantes têm no mínimo 42 e no máximo 55 vereadores.

O Rio de Janeiro, por exemplo, tem 51 cadeiras para o cargo; e São Paulo elege o número máximo de 55. Na outra ponta, Borá, o menor município do país que tem 837, elege nove vereadores.

Veja também: Tudo sobre as Eleições 2020

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]