• Carregando...
Urna-
Primeiro turno das eleições de 2020 ocorre no dia 15 de novembro.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Ibope divulgou, na semana passada, uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto nas capitais do país. Em quatro delas, trata-se do segundo levantamento de intenção de voto depois que o prazo para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou, em 26 de setembro. Nesse lugares, já é possível ver se o início da campanha eleitoral tem beneficiado, ou não, os candidatos.

Em outras capitais, por outro lado, o Ibope divulgou o primeiro levantamento de outubro, oferecendo uma primeira fotografia do cenário eleitoral. A Gazeta do Povo selecionou dez capitais, e detalha os índices de intenção de voto em cada uma dessas cidades.

Ao final do texto, estão a metodologia e o número de registro de todas as pesquisas mencionadas nesta reportagem. Você pode conferir todas as pesquisas eleitorais divulgadas até agora clicando aqui.

Veja como está a disputa nas dez capitais selecionadas:

1. São Paulo

A segunda pesquisa do Ibope após o início da campanha eleitoral apontou que persiste o empate técnico entre Celso Russomanno (Republicanos) – candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – e Bruno Covas (PSDB) – atual prefeito e aliado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

No primeiro levantamento, de 2 de outubro, Russomanno aparecia com 26% das intenções de voto, contra 21% de Covas. Já na segunda pesquisa, Russomanno aparece com 25%, e Covas, com 22%.

Guilherme Boulos (Psol) também oscilou entre os dois levantamentos, de 8% para 10%. Como o aumento ocorreu dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, porém, não é possível dizer que Boulos, de fato, cresceu na preferência dos eleitores.

O mesmo ocorreu com Jilmar Tatto (PT), que oscilou de 1% para 4%. Já Márcio França (PSB) permaneceu estável, com 7%.

2. Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a oscilação registrada também foi dentro da margem de erro. Eduardo Paes (DEM), que já estava na liderança na primeira pesquisa do Ibope (de 2 de outubro) – com 27% das intenções de voto – segue na ponta no segundo levantamento (de 15 de outubro), com 30%.

Marcelo Crivella (Republicanos), Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT), por sua vez, continuaram com os mesmos percentuais (12%, 8% e 7%, respectivamente).

O cenário até agora, portanto, indica para um segundo turno entre Paes e um desses três candidatos.

3. Belo Horizonte

Na capital mineira, o cenário segue indicando para a reeleição de Alexandre Kalil (PSD) no primeiro turno. Na primeira pesquisa, de 2 de outubro, Kalil tinha 58% das intenções de voto. Na segunda, de 15 de outubro, o candidato oscilou para 59% – dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O segundo colocado, João Vitor Xavier (Cidadania), também oscilou dentro da margem de erro, de 4% para 7%.

4. Recife

Entre as capitais nas quais o Ibope já realizou duas pesquisas desde o início da campanha, Recife é a única em que houve uma alteração significativa no cenário, isto é, fora da margem de erro dos levantamentos.

Na capital pernambucana, João Campos (PSB) cresceu 10 pontos percentuais entre a primeira e a segunda rodadas, de 23% para 33% das intenções de voto. Os outros candidatos, por outro lado, ou oscilaram dentro da margem de erro ou permaneceram estáveis. Mendonça Filho (DEM) caiu de 19% para 18%; Marília Arraes (PT) permaneceu com 14%; e Delegada Patrícia (Podemos) foi de 11% para 13%.

A tendência do momento, portanto, é de que Campos dispute o segundo turno com um desses três candidatos.

Capitais em que o Ibope divulgou apenas a primeira pesquisa depois do início da campanha:

5. Salvador

Na capital baiana, de acordo com levantamento do Ibope divulgado no dia 5 de outubro, Bruno Reis (DEM) lidera, com 42% das intenções de voto. Vice-prefeito de Salvador, ele é apoiado pelo atual chefe do Executivo municipal, ACM Neto (DEM).

Na sequência aparecem Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT), ambas com 6%. João Carlos Bacelar (Podemos) tem 5%.

6. Porto Alegre

Levantamento do Ibope, também divulgado no dia 5 de outubro, aponta que, em Porto Alegre, é Manuela D'Ávila (PCdoB) quem lidera a disputa, com 24% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o ex-prefeito José Fortunati (PTB), com 14%; Sebastião Melo (MDB), com 11%; e o atual prefeito, Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 9%.

7. Fortaleza

Na capital do Ceará, pesquisa divulgada pelo Ibope em 14 de outubro mostra Capitão Wagner (Pros) tecnicamente empatado com Luizianne Lins (PT). Eles têm 28% e 23% das intenções de voto, respectivamente – diferença que está dentro da margem de erro do levantamento, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, Sarto (PDT) também está empatado com Luizianne, já que tem 16% das intenções de voto.

8. Manaus

Também divulgada no dia 14 de outubro, pesquisa do Ibope realizada em Manaus mostra Amazonino Mendes (Podemos) liderando com certa vantagem. O candidato tem 25% das intenções de voto, contra 13% de David Almeida (Avante).

Com a margem de erro do levantamento, de 4 pontos percentuais, vários candidatos estão tecnicamente empatados com Almeida. Os que aparecem na frente são Ricardo Nicolau (PSD), com 11%; Zé Ricardo (PT), com 10%; Capitão Alberto Neto (Republicanos), com 7%; e Coronel Menezes (Patriota), com 6%.

9. Vitória

Na capital do Espírito Santo, dois candidatos – Gandini (Cidadania) e João Coser (PT) – estão empatados, de acordo com pesquisa Ibope divulgada em 13 de outubro. Ambos têm 22% das intenções de voto, contra 10% do terceiro colocado, Delegado Pazolini (Republicanos).

Na sequência aparecem Neuzinha (PSDB), com 7%; Capitão Assumção (Patriota), com 6%; e Sérgio Sá (PSB), com 5%.

10. Natal

Já na capital do Rio Grande do Norte, o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), tem situação mais confortável, liderando com 33% das intenções de voto.

A pesquisa do Ibope, divulgada em 6 de outubro, mostra Kelps (Solidariedade) em segundo lugar, com 12%. Hermano Morais (PSB) tem 6%, e Beto (PV), 4%.

Quando saem as próximas pesquisas de intenção de voto

Todas as pesquisas eleitorais precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a plataforma de divulgação das pesquisas registradas, o Ibope deve divulgar novas pesquisas de intenção de voto nas capitais a partir da próxima quarta-feira (21). Estão incluídas na nova rodada Goiânia; Palmas; Aracaju; João Pessoa; Maceió; e São Luís.

O Datafolha também deve divulgar novos levantamentos nesta semana, na quinta-feira (22), com dados de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

São Paulo

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, ouviu 805 eleitores de São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-09520/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores em São Paulo entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01432/2020.

Rio de Janeiro

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, ouviu 805 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08365/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09221/2020.

Belo Horizonte

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, ouviu 805 eleitores em Belo Horizonte entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-08595/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação MG-00100/2020.

Recife

  • Sob encomenda da TV Globo e do Jornal do Commercio, o Ibope ouviu 805 eleitores no Recife entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-09685/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Recife entre os dias 9 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação PE-08776/2020.

Salvador

  • Sob encomenda da TV Bahia, o Ibope ouviu 602 eleitores em Salvador nos dias 3 e 4 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação BA-03105/2020.

Porto Alegre

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pelo grupo RBS, ouviu 805 eleitores em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RS-07152/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 602 eleitores em Fortaleza entre os dias 12 e 14 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação CE-05307/2020

Manaus

  • Sob encomenda da Rede Amazônica, o Ibope ouviu 504 pessoas em Manaus entre os dias 12 e 14 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação AM-09557/2020.

Vitória

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Gazeta, ouviu 602 eleitores de Vitória entre os dias 11 e 12 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação ES-00783/2020.

Natal

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela Inter TV Cabugi, ouviu 602 eleitores entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RN-02583/2020.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]