• Carregando...
Professora Elizabeth – primeira prefeita eleita de Ponta Grossa
Professora Elizabeth – primeira prefeita eleita de Ponta Grossa| Foto: Divulgação / PSD

Professora universitária aposentada, Elizabeth Silveira Schmidt já havia feito história ao ser a primeira mulher a assumir a prefeitura de Ponta Grossa. Vice-prefeita de Marcelo Rangel (PSDB), ela ocupou o cargo por 106 dias, na ausência do prefeito. Agora, Professora Elizabeth (PSD) é a primeira mulher eleita prefeita da cidade.

“Foi um espetáculo tudo o que aconteceu. Tivemos uma trajetória muito interessante, porque, junto com a equipe, traçamos o primeiro objetivo, que era chegar no segundo tuno. Conseguimos. Agora, era ao pé de igualdade, com tempo igual para as candidatas, debatendo propostas, nos comunicando com toda a população, inclusive com aqueles que não votaram em nós, que. Num primeiro momento, optaram por outros candidatos. Mas eu tinha muita serenidade de que isso ia acontecer. Nós construímos isso”, declarou a prefeita eleita logo após a confirmação do resultado.

Aos 69 anos, Elizebeth tem 20 anos de vida pública: disputou as eleições municipais de 2000, como candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Tavarnaro. Na gestão de Pedro Wosgrau, (2005 a 2012), foi secretária de Cultura e Turismo. No primeiro mandato de Marcelo Rangel (2013 a 2016) comandou a pasta de Administração e Recursos Humanos. Foi candidata a deputada federal em 2014 e eleita vice-prefeita de Rangel em 2016.

O futuro vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo (PSD), disputou sua primeira eleição neste ano. Ele tem 42 anos e fez carreira na Polícia Militar, comandando projetos de conscientização e educação sobre drogas nas escolas.

Após uma eleição acirrada, em que venceu com 52,38% dos votos válidos, recebendo 8 mil votos a mais que Mabel Canto (PSC) Professora Elizabeth já fez um discurso de conciliação assim que o resultado foi confirmado. “Estávamos em uma eleição até agora pouco. Agora já é outro momento. Temos que nos unir. Precisamos nos integrar, fazer com que a governabilidade aconteça, fazer com que o nosso trabalho seja para todos. Nosso governo será de inclusão. Nosso trabalho será direcionado para toda a população. Quero dividir essa vitória com todas as famílias de Ponta Grossa”.

Eleita com a bandeira da educação, a futura prefeita já foi questionada se manterá o protocolo de retomada das aulas presenciais na educação municipal em fevereiro de 2021. “O que tenho dito é que estamos com um comitê de crise funcionando. O comitê recebeu certificação do Tribunal de Contas da União dizendo que tomamos todas as medidas acertadas em relação à pandemia. Mas conseguimos isso porque sempre agimos de acordo com o momento da pandemia na cidade. Cada acontecimento teve uma resposta nossa. Não sabemos o que vai acontecer. Não sabemos como estaremos em fevereiro. Queríamos ter voltado às aulas em setembro, mas não foi possível. Em fevereiro, eu respondo se conseguiremos voltar às aulas em fevereiro”, concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]