• Carregando...
TSE levanta dados de doações feitas por beneficiários do auxílio emergencial.
TSE levanta dados de doações feitas por beneficiários do auxílio emergencial.| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Mais de R$ 54,5 milhões em doações para campanhas no primeiro turno das eleições municipais foram realizadas por quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial. É o que aponta um estudo do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi obtido pela TV Globo nesta terça-feira (24).

Os técnicos do TSE utilizaram diversas bases de dados para cruzar informações, entre elas da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Além de doarem valores que não condizem com os requisitos para receberem o auxílio emergencial, os beneficiários estão entre sócios de empresas contratadas por campanhas para prestarem serviços eleitorais. Foram identificados 31.725 fornecedores que têm no quadro societário beneficiários do auxílio e também do Bolsa Família. Essas empresas receberam, ao todo, R$ 386 milhões.

Esses dados fazem parte da quinta checagem feita pelos técnicos do TSE. Na última verificação, somente as informações dos beneficiários do Bolsa Família haviam sido analisadas.

Todas as informações serão apuradas pelo MPE e serão repassadas aos juízes eleitorais para que novas investigações sejam realizadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]