• Carregando...
e-titulo-tse
Eleitores com a biometria coletada podem votar portando apenas o e-Título.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

Criado para facilitar a vida dos cidadãos nas eleições, o aplicativo e-Título, via digital do título de eleitor, apresentou falhas para muitas pessoas que tentaram usar uma das funcionalidades da ferramenta e justificar a ausência na votação no primeiro turno. Para o segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo (29), porém, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que está trabalhando para que os usuários tenham uma “melhor experiência” no uso do app.

“O e-Título funcionou na sua função principal de identificação e foi utilizado pela maioria das pessoas que baixaram o aplicativo. Dessa forma, sugere-se que o eleitor que precise utilizar o e-Título não deixe para baixar o app na última hora, tomando o cuidado de mantê-lo atualizado”, aconselha a Justiça Eleitoral.

Em seu site, o TSE orienta para que os eleitores baixem o aplicativo até as 23h59 deste sábado (28). "No domingo (29), só quem já tiver baixado o app poderá utilizar as funcionalidades. Serão permitidos apenas o download e a atualização da versão. O funcionamento do app volta ao normal a partir de segunda-feira (30)", afirma o órgão.

Segundo o TSE, quase 40 milhões de eleitores são esperados nos locais de votação para o segundo turno das eleições municipais. O eleitor que tiver dificuldades para justificar a ausência no domingo (29), por meio do aplicativo, tem 60 dias para apresentar o pedido de justificativa nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica ou pelo próprio e-Título.

Nesses casos, é exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao Brasil.

e-Título também pode ser utilizado para votar, mas apresentou falhas no primeiro turno

Além de permitir a utilização do título digital, o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral também tem outras funcionalidades. Com a ferramenta, o eleitor pode, por exemplo, consultar o endereço do seu local de votação.

Mas o aplicativo apresentou falhas no primeiro turno. O principal entrave foi para fazer a justificativa online. Eleitores que deixaram para apresentar o e-Título para votar ou para consultar o local de votação também enfrentaram problemas para acessar o aplicativo. “Mais de 2,2 milhões de pessoas justificaram no primeiro turno, 630 mil somente no domingo (15)”, afirmou o TSE à Gazeta do Povo.

Em tese, o sistema permitiria que qualquer eleitor que estivesse fora do seu município de votação entrasse no aplicativo e justificasse na hora. A justificativa seria feita por geolocalização. Milhares de pessoas, porém, não conseguiram usar a ferramenta, que simplesmente não funcionou.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade no e-Título foi causada por causa dos milhões de downloads de última hora e por causa dos acessos simultâneos. Ele chegou a pedir aos eleitores que “insistissem” mais, mas depois reconheceu que a funcionalidade de justificativa teve problemas de funcionamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]