• Carregando...
Farol da Barra deve ser ponto de partida de "motociata" de Bolsonaro
Farol da Barra deve ser ponto de partida de “motociata” de Bolsonaro| Foto: Governo da Bahia

Quatro pré-candidatos a presidente da República estarão em Salvador no sábado (2), para participar de festividades na capital baiana: o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Eles não devem, no entanto, participar das mesmas cerimônias. Lula, Bolsonaro e Ciro lideram a corrida atual ao Palácio do Planalto, segundo a pesquisa BTG/FSB mais recente (veja metodologia abaixo).

É a primeira vez em 2022 que Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet fazem atos de pré-campanha na mesma cidade. A junção dos quatro no mesmo município, em especial Bolsonaro, Lula e Ciro, despertou preocupações sobre a segurança. Nas últimas semanas, entradas de militantes de um pré-candidato em atos de um adversário se repetiram em diferentes cidades.

O governo baiano disse que mobilizará mil policiais para a segurança pública no sábado, mas descartou fazer uma ação especial para a proteção de Tebet, Lula e Ciro. Bolsonaro, por ser presidente da República, tem a defesa assegurada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A Polícia Federal também não responderá pela segurança dos quatro pré-candidatos. A entidade é a responsável pela proteção dos candidatos a presidente, mas o quadro só se aplica quando se inicia o período oficial de campanha, que em 2022 terá sua largada em 16 de agosto.

O presidente Bolsonaro já estará na Bahia um dia antes, onde visitará obras do Rodoanel em Feira de Santana, o segundo município mais populoso do estado. Tebet também estará em agenda na Bahia desde o dia anterior, assim como Ciro.

Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet integrarão as comemorações daquela que é a principal data do calendário cívico baiano. Salvador e as demais cidades do estado celebram, em todo dia 2 de julho, a vitória na chamada Guerra da Independência da Bahia, que foi finalizada em 1823, resultou na expulsão dos portugueses e foi um momento decisivo para que o Brasil consolidasse a independência decretada pouco menos de um ano antes por Dom Pedro I.

Mesma cidade, eventos diferentes

O presidente fará em Salvador uma “motociata”, evento que tem sido uma marca de sua agenda nos últimos meses. O itinerário previsto é uma trajetória de cerca de 20 quilômetros entre o Farol da Barra e o Parque dos Ventos, na região turística da cidade. A rota teve que ser modificada. O plano inicial era partir do estacionamento da Arena Fonte Nova, às 9 horas. O estádio, porém, será o palco do evento que receberá Lula.

Ao lado do governador Rui Costa (PT) e de Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT ao governo do estado, Lula fará um ato voltado à militância do seu partido. O senador Otto Alencar (PSD), pré-candidato à reeleição e aliado do PT no estado, também deve prestigiar o evento.

Já Ciro participará da principal comemoração do 2 de julho, o cortejo que percorrerá as ruas da cidade em celebração à vitória dos baianos. O evento costuma reunir milhares de pessoas e retoma as atividades em 2022 depois de dois anos cancelado por conta da pandemia de coronavírus.

A senadora Simone Tebet não havia detalhado sua programação em Salvador até a publicação desta matéria.

O governo da Bahia informou que, além dos profissionais designados para acompanhar o cortejo, monitorará “locais com eventos públicos agendados e regiões com grande concentração de pessoas, com objetivo de garantir o direito pacífico de manifestação e a manutenção da ordem”. A programação para a segurança foi divulgada na tarde desta quinta (30).

Bolsonaro e Lula têm pré-candidatos ao governo da Bahia filiados aos seus partidos. O nome de Bolsonaro é o deputado e ex-ministro João Roma (PL), e o PT aposta em Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de Educação do estado. O PDT de Ciro Gomes e o MDB de Tebet não apresentarão nomes para o governo do estado: o PDT comporá a chapa do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e o MDB se coligará ao PT.

Metodologia da pesquisa citada

O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 24 e 26 de junho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-05022/2022. Confira os resultados aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]